Isto não é uma completa surpresa: o jornal The Daily afirma que o Microsoft Office pode chegar ao iPad já nas próximas semanas. A Microsoft desmentiu, dizendo que a imagem acima “não é a foto de um produto de software real da Microsoft”, mas o The Daily garante: eles viram o app ser demonstrado na frente deles – “o app em si é real”.

O jornal digital The Daily diz ter posto as mãos no app. Supostamente, ele se parece com o app do OneNote para iOS, mas com uma interface levemente Metro. O app permitirá criar e editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint. O jornal também diz que a Microsoft vai deixar o Android de lado por enquanto: “uma versão para Android do Office não está sendo feita”.

A Microsoft, no entanto, negou o rumor: disse ao New York Times que “a reportagem do The Daily é baseada em rumores e especulação imprecisos”, disse à Mary Jo Foley que esta “não é a foto de um produto de software real da Microsoft”, e disse em tweet que “isto ficará claro nas próximas semanas”.

Mas em nenhum momento eles negaram estar levando o Office para o iPad: eles só disseram que a imagem acima é falsa. E o The Daily se defende: Peter Ha, editor do jornal, diz que “uma versão funcional do app foi demonstrada para nós por alguém da Microsoft”, e que “a tela de início pode não ser final, mas o app em si é real”. E desafiou a Microsoft a negar a imagem abaixo, com um ícone do Office na tela inicial do iPad.

Não seria muita surpresa ver a Microsoft lançando o Office para o tablet da arqui-inimiga. A Microsoft precisa dormir com o inimigo, e esta não é a primeira vez que apps importantes da Microsoft surgem no iPad. Fora que o iPad é o tablet dominante agora: dezenas de milhares de empresas e corporações estão adotando o iPad, e com certeza a Microsoft quer ver o Office neles também. Ballmer e cia. não podem simplesmente ignorar o iPad entrando em locais de trabalho e universidades, nem esperar pelos tablets com Windows 8 – que só devem chegar no final do ano.

Sim, hoje já existem diversos apps de produtividade no iPad, mas antigamente, havia quem dissesse: “uma plataforma só é séria se tiver dois aplicativos disponíveis – Office e Photoshop”. Pois bem, o Photoshop já chegou ao iPad, só falta o Office. E se ele aparecer mesmo, será mais um sinal de que tablets não são uma modinha: eles são o futuro. A ver. [The Daily; ZDNet e New York Times via The Next Web]