_Tecnologia

Agora dá para criar GIFs com IA usando o PicsArt

Recurso lançado nesta semana consegue fazer GIFs a partir de comandos por textos. Veja como fazer

Imagem: PicsArt/Reprodução

Saudades dos tempos em que a inteligência artificial (IA) era usada quase que somente para entretenimento? Ainda no ano passado surgiram diversas plataformas e sites que permitem gerar imagens. O que ficou mais famoso no Brasil é o Lensa, app que usa fotografias para transformar a pessoa em um avatar digital, como se fosse um personagem de game ou animação.

Nesta semana, foi lançada uma nova iniciativa que torna a IA divertida. O PicsArt, plataforma de edição multimídia, acaba de lançar uma ferramenta inédita que cria GIFs com uso da tecnologia. Outras iniciativas parecidas já existiam, mas esse projeto é o primeiro que caiu no mainstrean ao gerar animações, e não somente imagens estáticas — como é o caso do popular DALL-E, da OpenAI.

A novidade é resultado do trabalho da equipe de pesquisa em IA da PicsArt, que criou o modelo de código aberto há alguns meses. A empresa afirma que esse sistema é o primeiro implementado por uma plataforma de edição de imagens.

Como criar GIFs no PicsArt

Basicamente, a plataforma converte textos em animação. Ou seja, para usar a nova funcionalidade do PicsArt, basta digitar no app qualquer comando que vier à mente, em uma frase simples, com poucas palavras. Espere alguns segundos e pronto, você terá um GIF com as instruções solicitadas.

Imagem: PicsArt/Reprodução

Você pode pedir à ferramenta uma cena totalmente aleatória, como um coelho jogando futebol, por exemplo. Depois, é possível usar o app para editar a imagem criada, adicionando filtros ou alterando o estilo, e fazer download.

Não espere que as imagens geradas sejam realistas. Os GIFs são feitos com caráter de animação, com diversos estilos disponíveis, e não imitam a forma humana.

O aplicativo é gratuito mas tem algumas funções restritas a contas premium. A ferramenta pode ser usada pelo computador, no navegador, ou no celular, seja no Android ou no iOS, pelo app do PicsArt.

Sair da versão mobile