A nave espacial Dawn da NASA enviou uma foto nova para casa, com uma imagem bastante clara de um dos famosos pontos brilhantes do planeta anão Ceres. Em comparação com outras imagens capturadas em órbitas mais altas, muito mais detalhes podem ser vistos nessa nova foto da cratera Occator.

A composição abaixo foi criada a partir de duas imagens: uma foto de curta exposição que capturou os detalhes dos pontos brilhantes, e uma foi capturada em exposição normal, e a superfície de fundo não está subexposta. A Dawn tirou essas fotos durante a missão High Altitude Mapping Orbit (HAMO) a uma altitude de 1.470 km. A resolução dessa foto é de cerca de 140 metros por pixel:

Cratera Occator

Ainda não está claro o que são esses pontos brilhantes na cratera; estamos esperando os cientistas chegarem a alguma explicação. Como Marc Rayman, engenheiro chefe e diretor da missão da Dawn, explicou:

A Dawn transformou o que eram alguns pontos brilhantes em um cenário belíssimo e complexo. Em breve análises científicas vão revelar a natureza geológica e química desse cenário extraterrestre misterioso.

Essa nova foto vai ajudar na identificação desses pontos, já que ela é três vezes melhor do que as imagens anteriores. Essa animação que fiz rapidamente ajuda a mostrar a diferença significativa:

Cratera Occator

[NASA/JPL]