_Jogos

Agora você pode jogar pedra-papel-tesoura com um computador, mas você consegue vencê-lo?

Quantas rodadas de joquempô (ou pedra, papel e tesoura) você já jogou na vida? Provavelmente não o bastante para ganhar de um computador. Você já identificou tendências no comportamento do jogo? Duvido. Você tem uma estratégia previsível de jogo? Provável. Mas será possível se dar bem neste jogo? Bem, eis sua chance de descobrir! Teste […]

Quantas rodadas de joquempô (ou pedra, papel e tesoura) você já jogou na vida? Provavelmente não o bastante para ganhar de um computador. Você já identificou tendências no comportamento do jogo? Duvido. Você tem uma estratégia previsível de jogo? Provável. Mas será possível se dar bem neste jogo? Bem, eis sua chance de descobrir! Teste suas habilidades no joquempô contra um oponente inteligente e pronto pro jogo: seu computador.

O New York Times criou um computador que lembra o Watson, aquele que ganhou de humanos num jogo da TV. O computador do NYT tem um banco de dados com mais de 200.000 rodadas anteriores de joquempô para usar de referência, e pode imitar o raciocínio humano usando médias estatísticas e regras simples. Ele consegue prever bem o que você vai fazer, então se você jogar com alguma leve estratégia, você perde. Para ganhar, você tem que jogar com uma estratégia aleatória. É o único jeito de sobreviver.

Vale lembrar que o computador não vê qual opção você escolheu agora, e só toma decisões baseados nas escolhas que você fez antes. Senão obviamente ficaria fácil de o computador ganhar: se ele sabe que eu vou jogar pedra, ele necessariamente jogaria papel. Mas o computador não faz isso, e o jogo é mesmo um desafio.

O computador também oferece um modo “iniciante”, onde o computador não tem nenhuma experiência de jogo e aprende à medida que joga com você. Experimente o jogo clicando neste link, e nos diga o que você achou. [NY Times]

Sair da versão mobile