Arqueólogos passam anos em determinadas regiões buscando por qualquer evidência que traga informações sobre o passado. Por outro lado, algumas pessoas têm mais sorte e encontram tesouros escondidos enquanto realizam atividades banais.
Foi o caso de um agricultor palestino não identificado que estava plantando uma oliveira em Gaza. Durante o processo, o homem sentiu que sua pá colidiu com algo rígido no solo. Ele então ligou para o seu filho, que o apoiou em um projeto de escavação amadora durante três meses.
A dupla revelou um mosaico ornamentado da Era Bizantina, que está sendo considerado por especialistas como um dos maiores tesouros arqueológicos já encontrados em Gaza. O piso, que parece ter 23 metros quadrados, possui 17 iconografias de animais e pássaros e se encontra em bom estado de preservação.
Palestinian farmer discovers rare ancient treasure in Gaza pic.twitter.com/ePUYPJHQs1
— Dorian Moffat (@unknownrealty) September 16, 2022
Arqueólogos acreditam que o mosaico tenha sido construído entre os séculos 5 e 7, mas é preciso realizar uma escavação adequada para determinar a idade da peça e se ela pertence a um complexo maior.
A Faixa de Gaza, localizada entre Israel e Egito, foi uma rota comercial agitada no passado. Por conta disso, ela está repleta de vestígios de civilizações antigas, desde a Idade do Bronze até as eras Islâmica e Otomana.
Mas os pesquisadores temem que os tesouros sejam danificados ou destruídos devido aos conflitos que existem em Gaza. Desde que o grupo militante Hamas assumiu a região em 2007, por exemplo, houve um choque na economia e restaram poucos recursos para a proteção de antiguidades.