Cultura

Al-Ittihad x Auckland City: onde assistir à abertura do Mundial de Clubes

Clube do país-sede enfrenta o representante da Oceania, a grande zebra, no jogo de abertura. Descubra onde vai passar!
Imagem: Al-Ittihad/FIFA/Reprodução

O Mundial de Clubes da FIFA 2023 inicia seus trabalhos nesta terça-feira (12), com o Al-Ittihad encarando o Auckland City no King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita. Essa será a última edição do torneio nos moldes atuais, já que a próxima edição será disputada em formato de Copa do Mundo em 2025. Assim, veja onde assistir ao Mundial de Clubes 2023 ao vivo.

Como chegam os times

O Al-Ittihad chegou ao Mundial de Clubes como representante do país-sede. A equipe é a atual campeã do Campeonato Saudita de 2023, a primeira em 14 anos. Esta será a segunda participação da equipe no torneio. A primeira foi em 2005, quando foi derrotada pelo São Paulo na semifinal.

Na atual temporada, o clube é apenas o quinto colocado na tabela, com 28 pontos. Por conta da má fase, o técnico Nuno Espírito Santo foi demitido e em seu lugar entrou Marcelo Gallardo (ex-River Plate).

Assim como em outros clubes sauditas nesta temporada, o Al-Ittihad também contratou nomes conhecidos para o elenco. O principal deles é o atacante Karim Benzema, ex-Real Madrid. Em 13 jogos até aqui, ele já marcou nove gols e deu quatro assistências. Desse modo, estão também os volantes N’Golo Kanté (ex-Chelsea) e Fabinho (ex-Liverpool).

Para o jogo no Mundial de Clubes, o técnico Marcelo Gallardo terá uma baixa importante: o zagueiro Luiz Felipe (ex-Bétis) se contundiu no último jogo pelo Saudita e não deverá entrar em campo. Por outro lado, a dupla de ataque Benzema e Romarinho está recuperada de lesão e deve ser escalada para a partida.

Se o Al-Ittihad tem apenas duas participações no Mundial de Clubes, o Auckland City é o clube com mais participações no torneio, com 11. O clube neozelandês é o atual campeão da Oceania após bater na final o Suva, de Fiji.

Conheça a zebra

Apesar do histórico papel de figurante no Mundial de Clubes, o Auckland City já surpreendeu na competição. Em 2014, venceu o representante marroquino Moghreb Tétouan e o campeão africano Sétif, da Argélia. Com isso, chegou até a semifinal, onde acabou foi batido pelo San Lorenzo, então campeão da Libertadores, apenas na prorrogação.

Em contrapartida, na atual temporada, o time foi vice-campeão da Nova Zelândia, ficando atrás do Wellington Olympic.

Onde assistir Mundial de Clubes

Por fim, o jogo de abertura do Mundial de Clubes entre Al-Ittihad e Auckland City começa às 15h, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo da Cazé TV (YouTube), Globoplay (streaming) e FIFA+ (streaming).

Assine a newsletter do Giz Brasil

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas