Se você ainda está se gabando pelos displays pequenininhos de E-paper em leitores e-books, o governo japonês está instalando painéis em Tóquio para auxiliar a evacuação em situações de desastre – é uma idéia brilhante, como se vê.

Os displays de múltiplas partes, medindo 1m por 3.2m e com resolução de 240×768, foram colocados ao longo de algumas das principais vias públicas da cidade e pretendem dar aos pedestres instruções de reação aos desastres. E-paper é perfeito para aplicações desse tipo, por algumas razões. Um display dinâmico é incrivelmente valioso em um desastre, já que pode mudar seu conteúdo de acordo com uma situação especifica. Um painel tradicional de LCD seria a escolha mais óbvia para algo desse tipo, mas ele requer muita energia e sofre de falta de durabilidade, o que são limitações cruciais para uma região propensa a terremotos.

O consumo de energia para toda a unidade, que pode puxar dados de servidores via Wi-fi, é de meros 24W, e o E-paper pode continuar exibindo dados depois que a energia for cortada, apesar de não poder alterá-los. Uma unidade pequena, instalada nos pontos de ônibus, consome apenas 9W. Esse teste é apenas para explorar as possibilidades de sinais digitais de aviso que consuma pouca energia, mas as vantagens parecem óbvias. [Tech-on]