A Alexa com nova tecnologia de chatbot de IA, estilo “ChatGPT”, pode ser lançada oficialmente no próximo evento de dispositivos da Amazon, em 20 de setembro, segundo o The Verge. Na teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2023 da empresa, nesta quinta-feira (3), o CEO Andy Jassy disse que cada um dos negócios da companhia tem “várias iniciativas de IA generativa acontecendo”.
Na ocasião, Jassy ressaltou a importância da inteligência artificial na empresa, mencionando a assistente virtual. De acordo com ele, as iniciativas de IA “nos ajudam a ser mais econômicos e simplificados na forma como administramos operações e vários negócios”.
“É verdade em todos os nossos dispositivos – e você pode imaginar no que estamos trabalhando com relação à Alexa […] Vai estar no centro do que fazemos. É um investimento significativo e um foco para nós”, disse.
Depois de uma onda de demissões que afetou milhares de funcionários da empresa, em projetos que incluem a assistente de voz Alexa, no semestre passado, a Amazon passou a contratar funcionários para melhorar a sua pesquisa com uma “experiência de conversação interativa”.
O que esperar da Alexa com IA?
Com base em documentos vazados, o Business Insider revelou que a Amazon quer usar seu modelo de linguagem grande (LLM) para uma “nova Alexa”, “mais proativa”. Para a companha, a assistente seria não só um meio de busca em um banco de dados, mas sim uma “entidade pensante”.
Um dos objetivos é melhorar recomendações de mídia e a entrega de notícias. Por exemplo, ao dar o resumo de uma série, ela saberia responder qual é o título do programa, e até fornecer informações sobre planos de assinatura de streamings.
Além disso, a assistente também seria capaz de gerar uma história para dormir para crianças, com base no tema escolhido – quase como um ChatGPT. Além disso, com o uso de uma câmera Echo Show, ela também pode incorporar elementos do cenário à história. Bem “Black Mirror”, não?