Não seria legal se você pudesse pular para a próxima música sem tirar o smartphone do seu bolso, e sem tocar em nada? Isso pode virar realidade graças a uma nova tecnologia de reconhecimento de gestos. Ela nem sequer precisa de bateria!

O novo sistema se chama AllSee, e foi desenvolvido por cientistas da computação na Universidade de Washington (EUA). Como ele funciona?



Ao seu redor, há diversos sinais wireless flutuando pelo ar: seja da TV, do Wi-Fi, do celular, entre outros. O AllSee, um dispositivo relativamente pequeno, fica de olho neles.

Quando você move sua mão, ela perturba a amplitude dos sinais sem fio, e o AllSee mede essa variação. Dessa forma, ele reconhece seus gestos. Além disso, os sinais sem fio dão energia ao AllSee, dispensando uma bateria. Parece loucura, mas é verdade!

Você pode programar praticamente qualquer dispositivo para reagir a essa variação nos sinais. E a parte mais legal é que o dispositivo não precisa estar à vista. Veja o reconhecimento de gestos em ação no ponto 1:40 do vídeo abaixo:

“Este é o primeiro sistema de reconhecimento de gestos que pode ser implementado por menos de um dólar, e não requer uma bateria”, diz Shyam Gollakota, professor da UW que trabalhou no projeto. “Você pode aproveitar os sinais de TV como uma fonte de energia e como uma fonte de reconhecimento de gestos.”

Claro, esta tecnologia ainda está em desenvolvimento. Mas a mesma equipe que a criou já implementou o reconhecimento de gestos no Nexus 4, então ela tem alguma chance de um futuro fora do laboratório. Você pode saber mais sobre a tecnologia aqui: [AllSee via University of Washington]