Usuários relatam risadas malignas aleatórias vindas da Alexa
A natureza traiçoeira da tecnologia frequentemente é marcada por consequências silenciosas como vício, vigilância e assédio online. Mas um fantasma na máquina se tornou assustadoramente audível: a Alexa está rindo de você. Pessoas estão relatando que os dispositivos Echo, da Amazon, começaram a, misteriosamente, rir aleatoriamente, e a empresa confirmou estar trabalhando no problema.
• O próximo dispositivo da Amazon com a Alexa deve ser um smart glass
• Por que maioria das assistentes digitais tem voz feminina?
Como inicialmente noticiado pelo Buzzfeed, usuários do Twitter e do Reddit recentemente postaram sobre os dispositivos ativados por voz rindo sem serem solicitados. Um usuário alegou que a Alexa não fez o som de campainha (indicando que o dispositivo havia ouvido sua palavra de ativação) antes de cair na risada.
Lying in bed about to fall asleep when Alexa on my Amazon Echo Dot lets out a very loud and creepy laugh… there’s a good chance I get murdered tonight.
— Gavin Hightower (@GavinHightower) 26 de fevereiro de 2018
(“Deitado na cama, prestes a dormir, quando a Alexa do meu Amazon Echo Dot solta uma risada bem alta e assustadora… Existe uma grande chance de que eu seja assassinado hoje à noite.”)
“Eu estava tentando desligar as luzes, e elas ficavam ligando de novo”, escreveu um usuário no Reddit. “Depois do terceiro pedido, a Alexa parou de responder e, em vez disso, deu uma risada maligna. A risada não era na voz da Alexa. Parecia uma pessoa de verdade.”
WHY DID MY ALEXA JUST LAUGH OUT OF THE BLUE?!?!?!?
— Kyle Fitzy Shanklin (@kylefitzy8) 4 de março de 2018
(“POR QUE MINHA ALEXA ACABOU DE RIR DO NADA?!?!?!”)
Procurada para comentar sobre as reclamações quanto aos dispositivos Echo rindo espontaneamente, a Amazon disse ao Gizmodo: “Estamos cientes disso e trabalhando para consertá-lo”. Já em entrevista à AFP, explicou que havia descoberto que, às vezes, a Alexa erroneamente registrava a frase “Alexa, ria” e então obedecia. “Estamos mudando para que a frase (de ativação) seja: “Alexa, você pode rir?”, o que é menos propenso a ter falsos positivos”, explicou um porta-voz da empresa à agência de notícias. A modificação inclui uma mensagem de aviso, em que, antes da risada, a assistente responde: “Claro, eu posso rir”.
Sooo I’m chilling in the kitchen making breakfast. and I hear a notice from my roomies room. As I open the door and look around, MF Alexa started to laugh.. pic.twitter.com/wzfNJRJiJV
— Jorge Fuentes (@jorgefufu0) 7 de março de 2018
(“Então, eu tô relaxando na cozinha, fazendo café da manhã, e ouço um aviso vindo do quarto do meu colega de apartamento. Quando abro a porta e olho, a Alexa começa a rir..”)
Para um dispositivo já bastante invasivo, incluir uma risada maligna aleatória me parece um jeito bem diferente de tentar vender o aparelho.
Imagem do topo: Amazon