Amazon apresenta seus próprios modelos de IA; confira
A Amazon anunciou a inédita série de modelos de inteligência artificial (IA) “Nova”. Eles farão parte do Bedrock, sua plataforma própria de IA generativa. A apresentação das novidades ocorreu na conferência “re:Invent”, que acontece na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Black Friday
Galaxy Tab S9 FE+, Grafite, Wifi, 12.4",128 GB, 8 GB RAM, Câmera Principal 8MP + 8MP UW, ...Detalhes da IA da Amazon
“Você pode trabalhar no Amazon Nova para analisar documentos e vídeos complexos, entender gráficos e diagramas, gerar conteúdo de vídeo envolvente e criar agentes de IA sofisticados, de uma variedade de classes de inteligência otimizadas para cargas de trabalho corporativo”
A companhia lançou o Nova Micro, um modelo focado em eficiência e baixo custo, Nova Lite, solução multimodal com preço acessível capaz de processar requisições com imagens, vídeos e textos, e o Nova Pro, um modelo multimodal mais poderoso de alta capacidade.
Além disso, a empresa trabalha em um modelo multimodal capaz de realizar tarefas que exigem raciocínio mais complexo chamado Nova Premier. A previsão é de que esta versão mais capaz seja liberada posteriormente para o público, no início do ano que vem. Contudo, a companhia também anunciou o Nova Canvas, modelo de geração de imagem, e Nova Reel, que é capaz de gerar vídeos.
Em contrapartida, outra novidade antecipada pela empresa é um novo modelo de conversão de fala em fala e outro multimodal para multimodal nativo. A expectativa é de que eles sejam apresentados formalmente mais próximo do fim de 2025.
A Amazon está realizando altos investimentos em IA nos últimos anos para competir em grau de paridade com empresas como Google e OpenAI. O que pode ser benéfico para a companhia é a grande base de usuários do serviço AWS. Ou seja, pode fazer com que seus clientes prefiram seguir utilizando serviços da empresa, ao invés de migrar para soluções de inteligência artificial de terceiros.
iOS 19: Siri com inteligência artificial chega em 2026
Inteligência? 52% das respostas do ChatGPT sobre programação estão erradas
Alexa reformulada
Como parte dos esforços de incorporar inteligência artificial aos seus serviços, a empresa está se preparando para lançar uma versão reformulada da Alexa. Assim, segundo as informações disponíveis, a assistente virtual será alimentada por um modelo fornecido pela Anthropic.
Em razão de alguns desafios técnicos durante o desenvolvimento, o lançamento da nova Alexa, antes previsto para este ano, teve que ser adiado para o ano que vem.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.