Tecnologia

Amazon lança app que permite pagamentos com a palma da mão

Disponível nos EUA, aplicativo registra a palma da mão usando a câmera e, com IA, determina padrões para a mão do usuário. Leia mais
Imagem: Unsplash/Reprodução

Muita gente já usa apenas o celular para fazer pagamentos. Mas a Amazon lançou um novo app que pode melhorar essa experiência, e deixando de lado a necessidade de apresentar documentos ou mesmo o próprio smartphone. O novo Amazon One quer permitir que usuários façam pagamentos, confirmem identidade e acesso a eventos apenas com a palma da mão.

Primeiro, o aplicativo registra a palma da mão usando a câmera do celular. A ferramenta se baseia em inteligência artificial generativa para traçar padrões identificar as características anatômicas, que posteriormente são transformadas em uma “representação vetorial numérica única”.

Após a realização do processo de cadastro da informação biométrica no app, os dados ficam todos vinculados à uma conta de usuário.

Confira o funcionamento do serviço Amazon One no vídeo a seguir:

Por enquanto, app só funciona nos EUA

Por enquanto, o método de pagamento tem suporte nas lojas físicas Amazon, na rede Whole Foods Market, além de locais como estádios esportivos, aeroportos, academias, lojas de conveniência e outros estabelecimentos dos Estados Unidos.

O método de pagamento estreou em 2020, mas o processo para registrar a “impressão palmar” era bastante burocrático e demorado. Até a semana passada, era necessário se deslocar até uma unidade física do projeto Amazon One para coletar dados pessoais, o que acabava afastando muitos potenciais adeptos do sistema.

Depois de quase quatro anos, a gigante da tecnologia conseguiu aproximar seu sistema de pagamentos de seus usuários americanos. Agora, eles podem ceder informações biométricas por conta própria, usando um aplicativo que está disponível para Android e iOS. 

A Amazon ainda garantiu, em comunicado, que todas as informações coletadas dos usuários do serviço são criptografadas, e ficam armazenadas em um domínio seguro do Amazon Web Services. A empresa ainda afirmou que restringe o download de imagens armazenadas no app e tem camadas adicionais de proteção para os usuários.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas