Americano clica “nebulosa morcego” e vira a foto de Halloween da NASA
Morcegos no espaço? Temos. Nesta terça-feira (31), a NASA divulgou a foto de uma nebulosa escura com formato semelhante ao do mamífero voador. O clique foi feito em julho deste ano, mas só foi publicado agora, durante o Halloween.
A foto foi tirada pelo americano Mark Hanson e processada em parceria com Mike Selby. Ela mostra a nebulosa LDN 43, também conhecida como “Nebulosa do Morcego Cósmico”, que está localizada a 1.400 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ophiuchus.
Essa é uma nebulosa de reflexão, o que significa que sua estrutura de gás e poeira é capaz de refletir a luz de estrelas próximas. Essas nuvens não são quentes o suficiente para provocar a ionização no gás da nebulosa, como acontece com as nebulosas de emissão. Mas são brilhantes o bastante para tornar o gás visível aos telescópios.
A nebulosa morcego, que se estende por 12 anos-luz e é bem densa, consegue bloquear a luz das estrelas de fundo e também de feixes de gás iluminados por uma nebulosa de reflexão próxima, chamada LBN 7.
Ao mesmo tempo, o morcego cósmico é um grande berçário estelar. Em seu interior, há regiões gasosas brilhantes em que são formados os astros jovens.
Mark Hanson é astrofotógrafo há mais de 25 anos. Atualmente, ele faz seus cliques a partir de equipamentos instalados em El Sauce, no Chile. As fotos de Hanson, que foi vencedor em 2014 do prêmio de fotografia do Observatório Real de Greenwich, estão a venda em seu site oficial.