Lisa Katayama, do blog TokyoMango, escreveu uma história na NYT Magazine desta semana sobre alguns otaku no Japão que se apaixonaram por travesseiros com estampa de animê. Sim, eles estão "namorando" travesseiros de corpo com estampa de adolescentes de desenho animado. Qual o problema do Japão?

É uma tendência tanto triste quando perturbadora, esta coisa de "amor 2D". Parece uma evolução natural do fenômeno hikikomori, onde milhares de garotos com medo do mundo exterior se trancavam no quarto por anos.



O que está levando os japoneses a esses extremos de isolação e comportamento anti-social? Katayama cita estatísticas de que um quarto da população no país com idade entre 30 e 34 anos são virgens, e metade deles não têm amigos do sexo oposto.

O Japão com certeza não é o único lugar onde pessoas solitárias têm distúrbios sociais, mas tem alguma coisa no modo como a sociedade japonesa funciona que está levando esses garotos e homens estranhos e introvertidos a comportamentos pouco saudáveis. [NYT Magazine]