Anderson Leonardo, integrante do grupo de pagode Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), vítima de um câncer. O músico estava na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
O diagnóstico de um tumor na região inguinal veio há aproximadamente um ano e meio, em outubro de 2022, e o tratamento começou de imediato. O tumor, no entanto, retornou alguns meses após a primeira cirurgia.
Em maio do ano passado, o tratamento recomeçou. Mas, nos últimos meses, o quadro do músico se agravou e, neste período, ele enfrentou internações em sequência.
A morte veio a público no início da tarde desta sexta-feira (26), pela equipe de comunicação do Molejo em um post no Instagram. A publicação lamenta a morte e exalta a “genialidade, força e o amor pelos palcos” do artista.
“Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer. Ele será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”.
A banda se formou no final da década de 1980, período em que pagode estava em alta no país, mas ganhou reconhecimento nacional alguns anos mais tarde, com o álbum “Grupo Molejo”, de 1993, que tinha hits como a música “Caçamba”.
Sucesso da música nacional, a banda estourou nos anos 1990 com hits divertidos, como “Cilada”, “Brincadeira de Criança” e “Dança da Vassoura”.
Além de vocalista, Anderson era um dos principais compositores, e tocava cavaquinho nas performances ao vivo. O cantor, mesmo durante o tratamento, seguiu com sua agenda de shows.
Famosos, amigos e fãs lamentam morte de Anderson Leonardo
Famosos, amigos e fãs do trabalho do artista usaram as redes sociais para prestar condolências. O cantor Péricles, ex-Exaltasamba e com carreira solo bem sucedida no pagode, lamentou a perda: “Que tristeza…Deus o receba em sua glória”.
Descanse em Paz Anderson do Molejo, um ícone da minha infância e um artistão foda. Triste por sua passagem mano. Que a terra lhe seja leve! 🖤
— emicida (@emicida) April 26, 2024
Márcio Duarte, do Karametade, afirmou no Instagram que a morte de Anderson é “uma perda irreparável”.
“Quanta dor habita em meu peito, neste momento!! Meus sentimentos aos familiares e amigos!! Que Deus conforte nossos corações!! Descanse em paz, meu querido sobrinho!!” — Neguinho da Beija-Flor
“Obrigado pela oportunidade de poder partilhar muitos grandes momentos ao seu lado, você foi um gigante. Descanse em paz, meu amigo, meu irmão!!! Estaremos juntos pela eternidade” — Xande de Pilares
O ex-atacante Amoroso, que teve boas passagens por clubes brasileiros, europeus e seleção, disse que considera Anderson “o maior showman da história do samba”. Outro nome do futebol a se pronunciar foi Paulinho, atacante do Atlético-MG, também lamento a morte de Anderson, que considerava seu amigo, usando seu perfil pessoal.