Pela primeira vez, o Android 4 está presente em mais dispositivos que o Gingerbread, lançado há mais de dois anos. São 45,1% rodando as versões mais recentes do Android, contra 44,2% ainda na versão 2.3.

Apesar de as versões 4.0, 4.1 e 4.2 terem recursos diferentes, em geral apps são compatíveis com todas elas – o que nem sempre é o caso com o Gingerbread.

À medida que fabricantes priorizam o Jelly Bean em seus lançamentos – mesmo na linha low-end – e à medida que distribuem atualizações para seus dispositivos mais importantes, o Android 4 continua a ganhar espaço.

Individualmente, no entanto, cada versão 4.x ainda fica atrás do Gingerbread: 28,6% dos dispositivos estão no Ice Cream Sandwich; 14,9% no Jelly Bean 4.1; e apenas 1,6% na versão 4.2, lançada em novembro. Estas são as porcentagens de dispositivos que acessaram o Google Play nos últimos quatorze dias.

A transição do Android 2.x para 4.x foi demorada, mas havia alguns fatores adicionais – internamente, eles eram bem diferentes. Esperamos que o problema não se repita com o Key Lime Pie, cujo lançamento está previsto para maio. [Android.com via Wired via @marceloeduardo]