As grandes fabricantes estão dando cada vez mais atenção a celulares com dois chips. Então era questão de tempo até aparecer um Android dual-chip: a ZTE lançou recentemente o V821, com touchscreen de 2,4 polegadas, teclado QWERTY físico, câmera de 2MP, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e Android 2.2.

O V821 não só roda Froyo, como tem os apps oficiais do Google (Gmail, Mapas, YouTube) e acesso ao Android Market. O Android foi levemente personalizado, com uma barra à direita para acesso rápido a apps (semelhante ao TouchWiz da Samsung). O aparelho tem entrada microUSB e entrada 3,5mm para fone de ouvido, mas não tem 3G e, como é de se esperar de um aparelho de R$500, ele não é muito rápido. O vídeo abaixo mostra como a tela não responde muito bem, e como a rolagem das telas iniciais e de páginas na web é menos fluida que o normal:

[youtube 2dSQgEwNcH0]

O ZTE é um aparelho oficial e homologado pela Anatel, e preferimos aparelhos assim a xing-lings. Usar xing-lings não é boa coisa: a combinação de bateria ruim e radiação de aparelhos sem certificação da Anatel não é nada atraente. Mas as opções oficiais são fracas, e não sei se um dia teremos um ótimo aparelho com suporte a dois chips. Bem, pelo menos agora há mais uma opção com Android para quem precisa de dois chips. Ele está disponível em lojas online, como Ponto Frio e Americanas, por R$499. [ZTOP; valeu, Saulo!]