_Android

Android começa a receber Nearby Share para compartilhar arquivos sem fio

O Google começa a liberar a funcionalidade Nearby Sharing, que permite compartilhar rapidamente arquivos entre dispositivos Android.

Ilustração de dois smartphones Android usando o Nearby Sharing

Quando o Android 10 foi lançado, o Google removeu silenciosamente o recurso de compartilhamento de arquivos local do sistema ao descontinuar a função Android Beam. Porém, a partir desta terça-feira (4), a companhia começará a lançar o substituto da funcionalidade: o Nearby Share (“Compartilhar por proximidade”, em português).

Semelhante ao AirDrop da Apple, o Nearby Share permite aos dispositivos Android compartilhar rapidamente coisas como arquivos e fotos sem precisar recorrer a aplicativos dedicados como o Google Drive ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

A ideia é que o recurso chegue em todos os dispositivos Android que rodem a partir da versão 6.0. Com ele, você poderá escolher um dispositivo próximo e enviar arquivos sem precisar de cabos.

O próprio Nearby Share irá escolher o melhor protocolo para transferir os dados, seja por Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou até mesmo Wi-Fi peer-to-peer.

https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2020/08/google-nearby-sharing.mp4

Isto significa que mesmo que você não tenha acesso a uma conexão de redes móveis ou a uma rede Wi-Fi local, o Nearby Share ainda será capaz de descobrir uma maneira de enviar seu arquivo.

Agora, obviamente, a ideia de estranhos enviando arquivos aleatórios não é ideal (mesmo que você tenha a opção de recusar), portanto, para ajudar a proteger sua privacidade e garantir que você não será bombardeado por solicitações do Nearby Share, o Google permite que você escolha entre “escondido”, visível para “alguns contatos”, ou visível para “todos os contatos”, que pode ser rapidamente ajustado por meio de opções no menu de ajustes da barra de notificações do Android.

Além disso, o Nearby Share foi projetado para permitir que você envie e receba arquivos anonimamente, portanto, se você quiser compartilhar uma foto sem revelar informações pessoais como um número de telefone ou endereço de e-mail, essa também é uma opção.

Após o lançamento do Nearby Share nos dispositivos Android, a ideia é levá-lo aos Chromebooks nos próximos meses.

O Google diz que o Nearby Share começará a ser lançado hoje. Os primeiros aparelhos que poderão usar o recurso serão os da linha Pixel e outros smartphones Samsung. Nas próximas semanas, a companhia deve disponibilizar para uma gama mais ampla de dispositivos Android.

Sair da versão mobile