_Tecnologia

ANPD exige explicações do X por coleta de dados para treinar IA

Plataforma iniciou coleta de dados para treinamento da sua IA, denominada Grok, sem notificar usuários; saiba detalhes

X/Twitter suspensão vpn

Alguns dias após fechar o cerco contra a Meta, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) iniciou um novo processo de investigação contra o X, o antigo Twitter no Brasil. A entidade quer averiguar o possível uso de dados de usuários para treinamento da plataforma de inteligência artificial Grok.

A plataforma do bilionário Elon Musk começou a coletar dados de usuários recentemente para aperfeiçoar o sistema de IA, mas não notificou os usuários sobre a ação. A conduta pode configurar uma violação de regras de proteção de dados em várias regiões do mundo.

No caso da legislação brasileira, a violação pode ter ocorrido em razão do X não comunicar os usuários do país sobre o uso de informações para treinamento de inteligência artificial. E nem fornecer instruções claras de como recusar a coleta. A ANPD confirmou que enviou um ofício à companhia solicitando esclarecimentos à rede social.

Conforme o Giz Brasil noticiou, os usuários da plataforma ficaram bastante incomodados após uma nova opção surgir silenciosamente nos ajustes. A alternativa já vem habilitada por padrão e permite a utilização de publicações para o desenvolvimento do Grok.

No momento é possível desabilitá-la apenas na versão web em “Configurações e privacidade”, “Privacidade e segurança” e “Grok”. Na página seguinte é só desmarcar a caixa ao lado da inscrição “permita que suas postagens, assim como suas interações, entradas e resultados com o Grok sejam usados ​​para treinamento e aperfeiçoamento”.

Elon Musk conseguiu: Starship viajou ao espaço e pousou suavemente na água

Produtor de “Assassin’s Creed Shadows” responde críticas de Elon Musk

Meta também foi notificada

Anteriormente, a ANPD solicitou que a Meta suspendesse imediatamente a coleta de dados de usuários para treinamento de sua IA. O sistema de inteligência artificial da empresa, que segundo Mark Zuckerberg chegaria ao Brasil neste mês, teve sua disponibilidade adiada.

A dona do Instagram afirma publicamente que está colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos. E não descarta, assim, a possibilidade de disponibilizar o Meta AI no Brasil. Mas apenas quando tudo for devidamente esclarecido junto às autoridades.

Sair da versão mobile