Tecnologia

Antes de morrer, dublador autorizou clone de voz de Darth Vader com IA

Voz sintetizada do ator já foi utilizada em produções do Disney+; veja qual
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Nesta semana, o mundo foi surpreendido com a triste notícia da morte do ator James Earl Jones, dublador do vilão Darth Vader, da saga “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”. O ator, conhecido por sua contribuição para TV, cinema e famoso, principalmente, por sua voz imponente, faleceu aos 93 anos na última segunda-feira (9).

whatsapp invite banner

Porém, alguns anos antes de seu falecimento, Jones firmou uma parceria com uma startup ucraniana de inteligência artificial para imortalizar sua icônica voz. A empresa em questão é a Respeecher, dona de um moderno software de síntese de fala, que vem sendo usado pela indústria de Hollywood desde 2018. 

Na prática, a startup clona vozes de artistas ou personalidades famosas. Posteriormente, a empresa adiciona as vozes em materiais audiovisuais. A tecnologia é capaz de entender as nuances do discurso de um orador. Além disso, é capaz de alterar a voz para a de uma outra pessoa com inteligência artificial. 

Série já usou voz IA de Darth Vader

A Respeecher utilizou as gravações originais do ator na trilogia original de “Star Wars” como dados de treinamento. A série “Obi-Wan Kenobi”, do Disney+, que estreou no fim do primeiro semestre de 2022, usou a voz sintetizada.

Além disso, a ferramenta da Respecher já foi utilizada também em produções de sucesso, como “The Mandalorian”, “The Book of Boba Fett” e até no game “God of War Ragnarok”.

Por outro lado, a questão envolvendo a reprodução de vozes com inteligência artificial é bastante controversa. Ela foi uma das principais preocupações do sindicato dos atores durante a longa greve realizada no ano passado. O novo acordo firmado entre grupo e a indústria audiovisual prevê representação de imagem ou voz via IA. Porém, apenas sob autorização expressa do artistas e remuneração justa.

No caso específico de James Earl Jones, a parceria com a Respeecher pode ter sido um excelente negócio. Isso porque que o ator não recebeu um “grande” pagamento por seu trabalho em “Star Wars: Uma Nova Esperança”. Na ocasião, o a voz de Darth Vader ganhou apenas US$ 7.000 por sua participação no filme, que é uma das obras mais importantes da cultura pop.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas