Mad Max: Estrada da Fúria é um filme sensacional. Mas caso você precise de ainda mais motivos para amar e respeitar essa obra de arte visual, veja a nossa galeria que comparam algumas das imagens originais do filme ao resultado final, depois de aplicados todos os efeitos de pós-produção.

fxguide publicou estas imagens em um artigo explicando como um pequeno exército de artistas visuais modelou mais de 2.000 tomadas de destruição em um filme que usa relativamente pouco de computação gráfica.

A Citadel, local onde o filme se passa, foi criada por computação gráfica: uma combinação de fotos do Deserto do Namibe, na África, gravações em Sydney, na Austrália e efeitos visuais do estúdio Ilora, responsável pela computação gráfica do filme. Eles se basearam em fotografias de rochedos da Austrália e os remodelaram para o filme usando fotogrametria – uma técnica para extrair a forma e as dimensões de objetos contidos em fotografias.

citadel

A cena da tempestade tóxica foi feita no Deserto do Namibe e combinou gravações de diversos carros e chroma key no meio do deserto com computação gráfica, que inseriu dublês digitais e simulações complexas de fluido e poeira. O resultado é nada menos que impressionante:

Andrew Jackson, supervisor de efeitos visuais de Estrada da Fúria, diz que a cena poderia ter sido feita inteiramente em computação gráfica, mas que, do ponto de vista dele, era importante filmar veículos reais em movimento, mantendo mais realismo no movimento da câmera. Ele explica que durante o processo de pós-produção, é possível que tudo que foi gravado se perca sob os efeitos, menos o posicionamento a câmera — e ele acredita que isso é o suficiente para manter a gravação com carros reais.

Caso queira entender como todo o processo de efeitos visuais de Estrada da Fúria foi feito, confira o artigo completo aqui. E para apreciar o antes-e-depois, confira as imagens abaixo. [fxguide via PetaPixel]

j83tgwffr2vkh6jnk3icImagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.Imagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.Imagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.Imagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.Imagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.Imagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.Imagens mostram o antes e o depois dos efeitos especiais de Mad Max: Estrada da Fúria.
Imagens por Warner Bros. Pictures