Anvisa autoriza plantio de cannabis pela 1ª vez no Brasil para uso medicinal

Desde 2019, a agência autoriza a fabricação e a importação de produtos com a erva para fins medicinais no Brasil, mas é primeira vez que o plantio recebe autorização
Imagem: Esteban Lopez/Unplash
Imagem: Esteban Lopez/Unplash

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou pela primeira vez, nesta quinta-feira (15), o cultivo da cannabis para pesquisas sobre a atuação de derivados da erva em distúrbios neurológicos e psiquiátricos. As informações são do portal g1.

As pesquisas serão feitas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conduzidas pelo Instituto do Cérebro (ICe-UFRN). Em 2021, o pedido havia sido negado, fazendo com que a universidade entrasse com um recurso administrativo.

Esta é a primeira vez que a Anvisa permite o plantio para pesquisa científica no país. Antes, apenas a Universidade Federal de São João Del-Rei, em Minas Gerais, obteve autorização para cultivo in vitro – para células e tecidos da cannabis. A pesquisa resultou em duas patentes, com uma terceira em tramitação.

Segundo o relator do processo, Alex Machado Campos, que votou a favor da decisão, as Convenções de Drogas da ONU restringiram a circulação interna e o comércio internacional de substâncias psicotrópicas e entorpecentes.

Ele ressalta que “o controle imposto pelas Convenções nunca visou a coibição do uso científico e medicinal. O mesmo texto que desenha as limitações também explicita que o uso medicinal e científico de todas as substâncias deve ser assegurado”.

Desde 2019, a Anvisa autoriza a fabricação e a importação de produtos com cannabis para fins medicinais no Brasil. Segundo com a agência, estima-se que mais de 100 mil pacientes façam tratamentos que utilizam cannabisno país.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas