_Cultura

Aos 87 anos, Hermeto Pascoal exibe obras visuais que inspiram sua música no Sesc

Após mais de 50 anos de carreira, o músico resolveu mostrar seu lado de artista visual em exposição que começa hoje; saiba mais

Hermeto Pascoal

Mais conhecido como compositor e arranjador musical, Hermeto Pascoal está pronto para mostrar uma nova faceta de seu trabalho: a de artista visual. A partir desta terça-feira (28), estreia no Sesc Bom Retiro, em São Paulo (SP) a exposição “Ars Sonora – Hermeto Pascoal”.

Aos 87 anos e em atividade desde os anos 1940, o músico audidata é um sucesso internacional. Nos anos 1970, década em que gravou seu primeiro disco, “Hermeto”, ele também trabalhou com o trompetista Miles Davis e se apresentou no Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça. Mais recentemente, em 2019, venceu um Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. Além disso, em 2023, também foi nomeado doutor honorário da Juilliard School, de Nova York.

A arte visual na obra do músico Hermeto Pascoal

A mostra apresenta a influência da produção visual do artista em sua criação musical, a fim de celebrar sua trajetória e seu legado na cultura. A arte de Hermeto abrange diferentes linguagens, como por exemplo desenhos, pinturas, objetos e proto-instrumentos musicais.

Além disso, tem objetos de diferentes materiais do cotidiano, incluindo panos de prato, chaleiras, caixas de presente, sacolas, brinquedos, roupas e toalhas de mesa. Entre as artes, há partituras-expansivas, poemas-objetos e obras em papel, feitos com anotações musicais sobrescritas em objetos.

Hermeto Pascoal também exibe seus comentários sobre seus trabalhos, bem como o glossário “Hermetologia”, que compila verbetes, citações e reflexões do artista sobre música, som, arte, cultura e mais. Outros exemplos são performances como a peça “Ato de Criação”, trilha-sonora do artista para o curta-metragem “Eu Vi o Mundo, e Ele Começava no Recife”, de Mário Carneiro.

“A compreensão da obra de Hermeto Pascoal também como música visual se baseia na consideração porosa de sua obra”, explica o curador do evento, Adolfo Montejo Navas, “uma arte sonora que ultrapassa seus eixos musicais para desenvolver uma potência sinergética de escritura musical e visual ao mesmo tempo, de visualidade sonora e gestual, que contamina todo tipo de instrumentos-objetos-suportes como novos espaços-registros de representação sonora”.

Imagem: Everton Ballardin

Serviço

Ars Sonora – Hermeto Pascoal
Local: Sesc Bom Retiro – Espaço expositivo/2º andar – Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Abertura: 28/05, às 19h. Praça de Convivência
Visitação: 29/05 a 03/11/2024
Terça a sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 10h às 20h
Domingo e feriado, das 10h às 18h

Sair da versão mobile