_Ciência

Após 59 anos, Júpiter estará em seu ponto mais próximo da Terra; veja

A próxima vez que o planeta chegará tão perto de nós será em 2129; saiba como acompanhar o fenômeno nesta semana

Júpiter em seu ponto mais próximo da Terra

Imagem: NASA/Reprodução

Prepare os binóculos. Nesta semana, Júpiter estará em seu ponto mais próximo da Terra dos últimos 59 anos, sendo visível no céu noturno em qualquer parte do Brasil. 

O planeta gasoso se aproxima de nós a cada 13 meses. Quando isso ocorre, fala-se que Júpiter está em oposição, com sua face totalmente iluminada pelo Sol. Esse evento já estava previsto para a madrugada dessa segunda-feira (26).

Porém, o show deve ser intensificado devido a outro acontecimento. Terra e Júpiter realizam órbitas diferentes ao redor do Sol, o que significa que nem sempre os planetas se mantêm na mesma distância. 

O cenário será diferente nesta semana. Agora, o planeta gasoso ficará a 590,3 milhões de quilômetros de nossos olhos, o que pode parecer muito, mas é suficientemente perto para permitir sua observação sem ferramentas adicionais.

A lua também estará em sua fase nova nos próximos dias, o que significa que seu brilho não ofuscará Júpiter. A única coisa que pode afetar a observação do fenômeno é o clima nublado. 

Se você estiver em uma região de céu limpo durante essa semana, busque pelo ponto mais brilhante no céu entre 18h30 e 6h30 (horário de Brasília). O planeta nascerá no leste e irá se pôr no oeste.

Binóculos e telescópios não serão necessários, mas podem ajudar os observadores a enxergar além e capturar até mesmo quatro luas de Júpiter – Io, Europa, Ganimedes e Calisto. É melhor não perder a chance de registrar o fenômeno, já que o planeta só voltará a se aproximar assim da Terra em 2129.

Sair da versão mobile