O game “Fortnite” está finalmente voltando ao iOS, após o banimento pela Apple no ano de 2020. Na época, a desenvolvedora Epic Games tentou contornar a taxa de 30% cobrada para todos os desenvolvedores que disponibilizam seus games na App Store.
Agora, a Epic Games Store terá um loja digital para o sistema operacional dos iPhones nos países da União Europeia. A empresa confirmou a informação em uma publicação em seu perfil oficial no X. Além de revelar a novidade, destacou a importância da Lei dos Mercados Digitais da Europa (DMA), que está possibilitando o retorno à plataforma.
A regulamentação — aprovada em 2022 — está exigindo que a Apple permita a instalação de aplicações desenvolvidas por terceiros em seus aparelhos, além de proibir a cobrança da taxa de 30% para transações realizadas através do processador de pagamentos da App Store. Porém, a principal preocupação da companhia é que mais regiões do planeta aprovem legislações semelhantes a esta em um futuro próximo.
Remember Fortnite on iOS?
How bout we bring that back.
Later this year Fortnite will return in Europe on iOS through the @EpicGames Store.
(shoutout DMA – an important new law in the EU making this possible). @Apple, the world is watching. pic.twitter.com/VdHWTe8i1c— Fortnite (@FortniteGame) January 25, 2024
Apple terá “App Store alternativa”
Após o banimento, os donos de dispositivos iOS tiveram a oportunidade de jogar “Fortnite” novamente na plataforma através do Xbox Cloud Gaming, executando o título na nuvem. Com o retorno da Epic Games, agora os jogadores podem se divertir com o battle royale localmente.
A regulamentação está levando a Apple a lançar uma App Store alternativa mais permissiva nos países do bloco europeu. No entanto, a gigante de Cupertino não está nada satisfeita com a nova legislação. A empresa chegou a abrir um processo formal no final do ano passado para contestá-la oficialmente.
Ainda assim, a empresa tem total obrigação de estar em conformidade com todas as normas até março deste ano. Recentemente, o CEO da “maçã”, Tim Cook, se reuniu com autoridades europeias para discutir os esforços que a empresa vem tomando para se enquadrar dentro das exigências da Lei.