Após Netflix, Disney+ também vai proibir compartilhamento de senhas

Disney+ vai seguir passos do streaming rival e acabar com a farra das senhas compartilhadas. Medida será implementada inicialmente na Índia
Disney+
Imagem: Divulgação/The Walt Disney Company

Depois da Netflix proibir o compartilhamento de senhas entre os usuários, parece que a iniciativa acendeu um alerta em outros serviços de streamings. Ao que tudo indica, a Disney também vai adotar uma postura semelhante. Inclusive, o streaming já tem planos de adotar a medida inicialmente na Índia, por meio do serviço Disney+ Hotstar.

Segundo informações da Reuters, duas fontes ligadas à empresa disseram que a Disney planeja implementar uma nova política de limitação de dispositivos, com o objetivo de conter a prática de compartilhamento de senhas. A ideia é alavancar sua rentabilidade em um mercado altamente competitivo, ou seja: gerar maior lucro, assim como a Netflix

Atualmente, o serviço de streaming Disney+ Hotstar na Índia permite que os usuários Premium façam login em até dez dispositivos simultaneamente. No entanto, a plataforma oficialmente estabelece um limite de quatro dispositivos para o pacote premium e dois dispositivos para o pacote mais barato, chamado Super. 

O Disney+ Hotstar testou internamente a aplicação da política e tem planos de começar a implementá-la ainda este ano, com a ideia de limitar os logins em quatro para essas contas, revelou uma das fontes. “Algumas pessoas serão incentivadas a comprar suas próprias assinaturas com novas restrições em vigor”, disse. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o assunto. 

Líder na Índia 

A Disney almeja não apenas reduzir o compartilhamento de senhas, mas também estimular uma maior adesão de pessoas pagantes para suas próprias contas, acrescentou a fonte. Dados da indústria dizem que a Hotstar é líder de mercado na Índia, com aproximadamente 50 milhões de usuários.

Por outro lado, outra fonte disse que o Disney+ Hotstar na Índia não aplicou a política de login de quatro dispositivos, pois não queria incomodar os usuários premium. A empresa detectou internamente que apenas 5% dos assinantes que pagam mais caros fazem login em mais de quatro dispositivos. A nova restrição deve se aplicar ao plano mais barato, que limita o uso em dois dispositivos, acrescenta a fonte.

Esse poderá ser um palco para testar medidas que podem ser elevadas aos mercados globais. O Hotstar da Disney liderou o mercado de streaming da Índia entre janeiro de 2022 e março de 2023, com 38% de participação na audiência. Por outro lado, os rivais Netflix e Prime Video detinham 5% cada, mostraram dados da empresa de pesquisa Media Partners Ásia.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas