Após a febre da geração de imagem por IA, surgiram preocupações em torno da autenticidade de fotos e pela criação de mecanismos de câmera ‘anti-IA’.
Embora a maioria das fabricantes, como Sony, Leica, Canon e Nikon já tenham câmeras capazes de incluir a autenticação dos registros, a solução para o público geral, cuja maioria utiliza smartphones para fotos, é o app de câmera anti-AI.
Em dezembro, a empresa de blockhain Nodle lançou o aplicativo Click para iOS, que vai ganhar sua verão para Android no final deste mês. O app de câmera anti-IA permite que os usuários façam a autenticação de fotos e vídeos usando uma assinatura digital. A autenticação usa o sistema de verificação digital do blockchain da empresa.
Essa assinatura, portanto, confirma detalhes importantes sobre o registro da imagem, como a data e hora, lugar, câmera (ou smartphone) utilizado, garantindo a autenticidade do conteúdo.
O sistema do aplicativo funciona usando fotos em movimento. A certificação de autenticidade contém a assinatura digital C2PA, do programa Content Authenticity Initiative (CAI), da Adobe.
Embora o app de câmera anti-AI tenha seu potencial, há algumas limitações aos usuários do iOS e, em breve, do Android, ao autenticar suas imagens. Para garantir a assinatura de autenticidade da C2PA, os usuários precisam utilizar especificamente o Click e publicar as imagens no blockchain da Nodle. Ainda é necessário obter a aprovação da Nodle para e tornar membro da “rede digital de autenticação”, o que pode atrapalhar a rápida adoção do sistema.
O aplicativo também não possui ferramentas de edição para manter a autenticidade. Portanto, para uma adoção ampla da câmera ou de sistemas anti-AI, seria preciso que a Apple, Google integrassem esse recurso na câmera do iOS e do Android e se juntassem ao Content Authenticity Initiative.