Gesundheit!” é uma expressão em alemão  equivalente a dizer “Saúde!” quando alguém espirra. Então não é de se espantar que seja um jogo sobre…catarro, ou explicando um pouco melhor: um puzzle onde alergias e melecas de nariz são coisas boas e o porquinho verde não é o vilão.

A história do jogo é bem básica, não precisando de nenhuma fala ou legenda para ser entendida. O protagonista sofre com alergias, e os outros porquinhos da cidade zombam e não querem brincar com ele por conta disso. Só que esse aparente problema nojento acaba se provando muito útil quando monstros invadem a cidade e começam a tentar devorar todos os porcos: as melecas são absolutamente irresistíveis para eles! Percebendo isso, o nosso esperto e catarrento protagonista usa as melecas como isca para guiar os monstros pelo cenário e atrair até alguma armadilha.

Por falar em cenários, tudo parece ter sido feito à mão com aquarela, tinta guache e giz de cera. As cores são vibrantes e os gráficos abusam de texturas. Os monstros lembram muito ilustrações feitas por crianças, mas apesar do visual infantil ele não é tão bobo-e-feito-para-crianças na jogabilidade: é necessário estratégia para conseguir pegar todas as frutas antes de atrair o ultimo monstro para a armadilha, e um pouco de coordenação para fazer isso no menor tempo possível, usando o menor número de melecas possível para aumentar a pontuação. Ah! E cuidado para não acertar as frutas com catarro ou fazer com que algum monstro passe por cima delas, isso as destrói e, obviamente, impede de conseguir mais pontos.

http://www.youtube.com/watch?v=1tSshCbsVrA

Os controles são muito simples: toque em um lugar para ir até lá, segure e puxe para “atirar” catarro e se posicione entre algumas plantinhas do cenário para ampliar a alergia – as flores fazem o catarro aumentar e ir mais longe e a grama transforma a meleca em uma espécie de hookshot.

A trilha sonora do jogo parece ter sido tirada de algum desenho antigo: absolutamente adorável e condizente com os gráficos. E até o efeito sonoro de “comer macarrão” quando o monstro devora você é engraçadinho e bem pensado.

Existe uma versão para iPhone e a versão HD para iPad, mas se você tiver o tablet da Apple, é melhor não tentar economizar um dólar já que a tela grande ajuda bastante nesse game. Se você gosta de puzzles, Gesundheit! é um excelente exemplo do gênero. Mesmo com o estranhamento ou nojo inicial por causa do tema, os gráficos logo fazem você esquecer isso e se divertir, e com as 40 fases e o objetivo extra de pegar as frutas, a diversão irá se prolongar por horas.

Gesundheit! U$ 0.99

Gesundheit! HD para iPad U$1,99