App Nextdoor faz campanha para que vizinhos não briguem por política
O aplicativo Nextdoor, que reúne informações e pessoas dos mesmos bairros, lançou uma campanha inusitada: está pedindo para que os usuários não briguem por política.
A empresa anunciou na semana passada que vai rotular as postagens relacionadas às eleições e lançar alertas aos usuários para que não “aumentem demais” o tom das conversas sobre o assunto.
Os alertas dirão: “As conversas sobre eleições podem esquentar. Verifique se você expressou isso de maneira construtiva”.
A rede, que está em 11 países – ainda não no Brasil –, lançou a campanha por causa das eleições intermediárias dos EUA. Em novembro, o país escolhe quem serão os novos 435 deputados na Câmara dos Representantes. A votação também define 34 das 100 cadeiras do Senado.
Em pop-ups, o app vai lembrar os usuários a usarem o “discurso político civil” nos posts relacionados às eleições. “Vamos notificar quando houver linguagem ofensiva ou prejudicial por meio de tecnologia preditiva”, disse a empresa.
A tecnologia preditiva consegue “prever” o comportamento tendo como base dados anteriores sobre como os usuários utilizam a internet.
Esse sistema já foi usado em outras ocasiões, como quando a Nextdoor criou uma campanha para desencorajar a fofoca entre os vizinhos. Em maio, o app notificou usuários para que fossem “mais empáticos” e mantivessem “conversas construtivas”.
O Nextdoor é um aplicativo que reúne informações e pessoas que vivem no mesmo bairro. Ali estão dados sobre o trânsito, escolas, comércio e serviço público local. Por enquanto, o app só está disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Austrália, Dinamarca e Suécia.