Digamos que você tenha um monte de robôs da iRobot, seja para sua fábrica, seja para espalhar explosivos por aí. Cada um deles precisa de um joystick, o que é muito ruim. Mas seus problemas acabaram! Agora, a iRobot tem um app de Android para controlar seus robôs de defesa e segurança.

yqb5oqr7vx5xynfq1aim

O app se chama uPoint Multi-Robot Control System, e estará disponível no segundo trimestre de 2015. Você sabe usar um tablet? Então você sabe comandar qualquer robô da iRobot.

Para deixar claro, este app não é para controlar seu Roomba, o robô-aspirador-de-pó. É uma coisa totalmente diferente. Este app é para os robôs da iRobot que fazem coisas remotamente (estes caras aqui), como lidar com itens ou materiais perigosos ou desarmar bombas. Eles fazem a limpeza da Usina de Fukushima. Eles fizeram o reconhecimento após a explosão na Maratona de Boston. Se você ainda não conhece direito o trabalho das máquinas de guerra da iRobot, você pode ler um pouco mais sobre elas aqui. Você não vai comandar uns monstrinhos desses por aí como um hobby, mas eles são úteis e necessários em muitos casos. Apenas pense em qualquer tipo de trabalho sujo que pode colocar você em perigo de alguma maneira, caro amigo humano. É aí que estas máquinas entram em cena.

r2k3s6gqgqt4mqlu0ik3

De qualquer forma, o iRobot padronizou o sistema de controle com o uPoint. Sinergia, bom. E o app é muito fácil de usar! Ele inclui um joystick virtual, controle de vetores, modos de direção autônomos e preditivos, manipulação simples e compartilhamento fácil de dados com outros robôs que você tenha. Você não precisa passar por nenhum treinamento.

Eu testei brevemente, e para ser honesta, eu sou terrível em videogames, e a cada dez vezes que jogo Mario Kart, eu bato com o Yoshi no muro em todas elas. O iRobot é ainda mais simples que isto. Se você sabe arrastar e soltar coisas, você sabe dirigir. Você simplesmente passa seu dedo na direção que quer levar o robô e ele vai. Se você quer controlar partes específicas de cada um deles, apenas toque e segue aquela peça e arraste para onde você quer. O robô faz o resto.

vfyv8tsy2y7vygqxiao0

Eu me diverti muito dirigindo o iRobot FirstLook e o 510 PackBot numa loja em Manhattan no começo desta semana. Eu estou bem certa de que eu não teria conseguido controlá-los se não fosse pelo novo app. Mas manipular os pegadores foi bem simples, tirando muito do espaço das chances de erro humano. O futuro dos robôs, aparentemente, é um app.

rfptxpbfvnsqkz5zch6s eiwlp9su2wuptb8q8rno t4jidc3yk4gjnbn2ekkc kmls2apojzihzgvpptm0