A Apple aprovou acidentalmente, em sua App Store, um aplicativo gratuito de filmes piratas chamado Univer Note, segundo uma publicação no Threads na última segunda-feira (4). O app foi excluído no mesmo dia, de acordo com o site de notícias de tecnologia The Verge.
Conforme mostraram os comentários da postagem, o app disfarçado se apresenta de forma diferente — mudando os conteúdos a depender do país. Enquanto na França, Canadá e Holanda ele disponibiliza filmes pirateados, em locais sem suporte, como os Estados Unidos, ele altera suas funções, podendo ser um calendário ou bloco de notas.
Ou seja, supostamente, ele seria uma plataforma de produtividade que pode “ajudá-lo facilmente a registrar os eventos do dia a dia e planejar seu tempo”. A estratégia é uma forma de evitar a detecção da pirataria por parte dos revisores da Apple.
O que tem no aplicativo pirata Univer Note?
O aplicativo inclui lançamentos recentes do cinema, como “Terrifier 3” (confira a crítica do Giz Brasil) e “Coringa: Delírio a Dois”, por exemplo. Além disso, o site também encontrou programas, como “Agatha All Along”, “Breaking Bad” e “The Office”.
O conteúdo, aliás, apresenta divisões entre ofertas de diferentes serviços de streaming, incluindo Netflix, Disney+, Apple TV+, Prime Video, Max, Paramount+ e Crunchyroll, bem como plataformas francesas. Apesar de o serviço estar em francês, os filmes estão em seu idioma original, com legendas ou dublagem no idioma francês.
No entanto, vale lembrar que o Univer Note não é o único aplicativo que já enganou a listagem da App Store da Apple antes. No início deste ano, o Kimi, uma suposta ferramenta de teste de visão, foi removido rapidamente após a repercussão em portais de notícia. A Apple não se pronunciou sobre o assunto.
Leia também no Giz Brasil: Assistir IPTV pirata é crime? Veja o que diz a lei brasileira.