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Appcelerator conversa com desenvolvedores para tentar prever o mercado de apps móveis em 2012

Como anda a disputa Android vs. iOS? E Facebook contra Google+? A Appcelerator divulgou os resultados de uma pesquisa feita com mais de dois mil desenvolvedores que dá uma boa noção do que esperar em termos de apps e funções em dispositivos móveis para 2012. Enquanto algumas marcas históricas se mantiveram no topo, outras meio […]

Resultado da pesquisa com desenvolvedores de apps móveis.

Como anda a disputa Android vs. iOS? E Facebook contra Google+? A Appcelerator divulgou os resultados de uma pesquisa feita com mais de dois mil desenvolvedores que dá uma boa noção do que esperar em termos de apps e funções em dispositivos móveis para 2012. Enquanto algumas marcas históricas se mantiveram no topo, outras meio desacreditadas surpreenderam.

A pesquisa foi feita em duas partes, uma no final de janeiro com 2173 desenvolvedores de apps móveis, e outra em meados de fevereiro com uma amostragem reduzida, de apenas 484. O objetivo da Appcelerator era saber quais as tendências mais fortes no desenvolvimento de apps para 2012 e, sem muita cerimônia, este tem tudo para ser o ano do HTML5. 79% dos desenvolvedores consultados disseram que pretendem integrar, de alguma forma, a nova linguagem às suas criações.

Como não dá para falar de apps móveis sem chegar às plataformas, as intenções dos entrevistados nesse aspecto também foram questionadas. Sem surpresas, o iOS continua reinando soberano: 89% planejam apps para iPhone e 88% para iPad. O Android segue perto, com 79% bem intencionados desenvolvedores afim de escrever apps para smartphones com o sistema do Google e 66% interessados nos tablets Android, mas esses números são menores que os do trimestre anterior — e o tombo foi maior nos smartphones, algo próximo de ~5 pontos percentuais.

Se nos sistemas operacionais móveis a situação se manteve estável, nas redes sociais, surpresa, surpresa, o Google+ tem todo o interesse dos desenvolvedores. Perguntados sobre qual rede desempenhará papel mais importante na estratégia social de suas empresas, impressionantes 39% deles responderam Google+, atribuindo à base instalada de usuários de produtos Google, capacidade da empresa integrar a rede ao Android, facilidade de uso das APIs e ritmo de inovação mais acelerado as principais justificativas para a aposta. Quem ficou do lado do Facebook (61%) disse que a rede do Zuck se manterá na liderança pela enorme base instalada de usuários e o fato de já estar integrado a um punhado de outros sites, apps e serviços.

E os 450 milhões de usuários móveis do Facebook, onde ficam?

O dado seguinte da pesquisa demonstra que há muito espaço para o crescimento de redes sociais em apps móveis. 61% dos desenvolvedores disseram que ainda precisam entender melhor as ferramentas e funcionamento delas nos ambientes em que trabalham. Também sobram dúvidas quanto às estratégias de integração (51%) e canais de marketing e descoberta (46%). Esse último ponto se reflete no uso de redes sociais por parte dos desenvolvedores: o grafo social, uma das maiores virtudes do Facebook, não está nem entre as cinco prioridades de quem cria apps para smartphones na hora de colocar a mão na massa.

O relatório completo tem 18 páginas, está em inglês e pode ser baixado gratuitamente, mediante o preenchimento de um simples formulário, no link ao lado. [Appcelerator]

 

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