A Apple deu o pontapé inicial para sua conferência anual de desenvolvedores com uma grande apresentação como de costume, em que anunciou as próximas grandes atualizações para iOS e macOS. A empresa também lançou um monte de produtos, incluindo MacBooks melhorados e um alto-falante inteligente novinho em folha, abastecido pela Siri.

Tem muita novidade, então vamos lá. Aqui está tudo o que a Apple anunciou na segunda-feira (5), na WWDC, e que você precisa saber.

Um alto-falante inteligente com a Siri para controlar a sua casa

jymuc1whuivbrp2rlurn

A Apple anunciou seu tão esperado alto-falante inteligente que deve competir diretamente com o Google Home e o Amazon Echo. O dispositivo funciona muito como seus concorrentes.

Você pode começar usando o speaker dizendo a frase de ativação “Hey, Siri” e então pedir que ele faça coisas, como tocar música. O alto-falante inteligente também consegue realizar atividades como responder perguntas sobre o clima ou o trânsito. Ele também é pensado para ser um hub de todos os dispositivos de smart home com HomeKit que já estão no mercado.

A verdadeira tecnologia de destaque aqui está na ideia e engenharia colocadas na parte speaker da equação. Os engenheiros da Apple supostamente construíram o produto para ter um áudio de alta fidelidade. Nesse sentido, teremos que esperar para ver como é que ele soa, quando chegar às lojas em dezembro.

[Leia mais sobre o Apple HomePod aqui]

O macOS ficou muito mais rápido e inteligente

rxkgsztr2rblxx8dzx7a

A Apple exibiu um monte de atualizações de performance feitas para o macOS (10.13) e algumas das aplicações padrão que vêm com todos os computadores Mac. Uma das mudanças mais notáveis vem no navegador web padrão, o Safari. O navegador agora tem supostamente uma performance de JavaScript 80% mais rápida, de acordo com a Apple, o que significa que mesmo o mais pesado dos sites vai carregar mais rápido. A Apple também embutiu um bloqueio de vídeos que executam automaticamente diretamente no navegador, para acelerar o desempenho.

Os usuários de Mac também ficarão felizes ao encontrar uma versão melhorada do aplicativo Photos na versão mais nova do macOS. A aplicação foi reorganizada para incluir uma barra lateral contínua que provavelmente facilitará a organização das suas fotos. Se isso não for suficiente para você, outros ajustes, como a melhoria no reconhecimento facial e a marcação de fotos, deverão facilitar a navegação das pessoas pelas fotos, em vez de ter que passar por dezenas de fotos por vez. Por fim, a Apple agora esta trabalhando com Steam, Unity e Unreal para trazer novas engines de realidade virtual ao sistema operacional.

[Leia mais sobre os updates para macOS aqui]

Um novo iMac poderoso entra em cena

rq6tibxgzvfdteiqumlq

Quem é que não ama um computador superpoderoso? A Apple afirma que o novo iMac Pro tem hardware suficiente para torná-lo o computador Mac mais potente já feito. Por outro lado, ele também tem um preço de US$ 5.000.

A característica mais notável neste novo iMac Pro é o processador Xeon de oito núcleos, que chega com a versão base que também pode ser aprimorada para um processador Xeon de 10 ou até 18 núcleos. Isso é algo bem importante agora que a Apple está fazendo um esforço maior em aplicações de gráficos pesados.

O processamento de gráficos será abastecido pela Radeon Vega, com até 16 GB de VRAM. Basicamente, isso significa que o computador é potente o bastante para lidar com múltiplos displays 4K ou até 44 milhões de pixels em qualquer momento, se você tiver telas que os suportem. O novo iMac Pro também pode ser equipado com uma memória ECC de 128 GB e um SSD de 4 TB, garantindo que ele raramente fique lento. A máquina também vem com quatro entradas Thunderbolt 3 e uma conexão ethernet de 10 GB.

[Leia mais sobre o novo iMac Pro aqui]

Belos novos MacBooks com processadores Kaby Lake

fzetfcrqttxruxv8nlt3

A Apple foi em frente e atualizou todos os seus novos notebooks e desktops com a última geração de processadores Intel, a família Kaby Lake. Essa é uma melhoria enorme para iMacs e MacBooks e deve lhes dar uma ligeira vantagem em relação aos MacBooks do ano passado, que chegaram com processadores Intel Skylake.

[Leia mais sobre os novos MacBooks aqui]

iOS ganha uma grande reforma

ohccaiy0jtjyiorr7rmm

A Apple fez uma série de ajustes de design que facilitarão a navegação das pessoas nos aplicativos nativos do iOS. Uma das maiores mudanças aconteceu no Centro de Controle e no Centro de Notificações. O Centro de Controle agora terá um design melhorado para seu deslizador vertical, para coisas como controles de brilho e volume. Isso significa que você não precisará mais deslizar entre duas telas.

A Apple também está juntando a tela de bloqueio e o Centro de Notificações no iOS 11, mais uma vez acelerando a experiência e facilitando a obtenção de informações relevantes rapidamente.

Outros ajustes incluem a capacidade de, com agilidade, enviar pagamentos (criptografados end-to-end) por meio do iMessage. Você pode usar o TouchID para autenticar qualquer pagamento, e ele funciona exatamente como o Apple Pay.

[Leia mais sobre as atualizações no iOS aqui]

A Siri esta ficando muito mais inteligente

bwrcnwcholgngs0lkek8

A Siri está recebendo o carinho e a atenção devidos dos engenheiros da Apple. A assistente digital vai ganhar uma voz nova (tanto na versão masculina quanto feminina) para soar menos como um drone robótico e mais como um humano. Os usuários vão notar mais a diferença provavelmente em coisas como inflexão e enunciação de palavras ou frases longas

A assistente digital também ganha a capacidade de traduzir instantaneamente qualquer coisa do inglês para chinês, francês, alemão, italiano ou espanhol. Agora você conseguirá dizer algo como “Como eu digo ‘Onde fica a mercearia mais próxima?'”, e a assistente vai automaticamente traduzir a frase para você, dizendo-a em voz alta.

Por fim, a Siri ganha a tão necessária compreensão contextual. Um grande exemplo disso é quando você recebe uma mensagem de um amigo, perguntando se você já está chegando. A Siri vai sugerir que você responda com coisas como sua localização ou mesmo uma localização de calendário. O objetivo da compreensão contextual neste exemplo é facilitar a resposta de mensagens enquanto você está a caminho de algum compromisso.

[Leia mais sobre as atualizações da Siri aqui]

Imagem do topo: AP