Apple colaborou secretamente com BYD para fazer bateria de carro elétrico
No início deste ano a Apple cancelou seu projeto que desenvolvia o primeiro carro elétrico da marca. Na ocasião, os funcionários da equipe responsável pelo desenvolvimento de soluções automotivas foram realocados para outros projetos de maior nível de prioridade dentro da empresa.
Bateria da Apple com a BYD
Novas informações compartilhadas pela Bloomberg revelam que a empresa trabalhou em parceria com a chinesa BYD para desenvolver uma bateria de células de fosfato de ferro-lítio. Um componente que poderia oferecer uma autonomia de energia superior às baterias utilizadas por veículos de outras marcas.
A BYD é uma das empresas que lideram o segmento de carros eletrificados no mundo. A companhia, inclusive, ultrapassou a Tesla nas vendas de veículos elétricos no último trimestre de 2023. E vem investindo pesado em mercados fora da Ásia, como o Brasil, por exemplo, que em breve terá uma fábrica em operação no município de Camaçari, na Bahia.
O acordo foi firmado entre as duas empresas em 2017 e previa o fornecimento de peças exclusivamente para a Apple. Isso significa, que a empresa baseada na China não poderia utilizar a tecnologia desenvolvida em conjunto com a gigante americana em seus próprios veículos.
Apple Car só no papel
Os carros elétricos da Apple nunca saíram do papel por não serem considerados viáveis financeiramente, mas o projeto pode ter influenciado a FinDreams Battery, subsidiária da BYD, a trabalhar nas baterias Blade, que atualmente equipam os carros da chinesa e são baseadas em fosfato de ferro-lítio.
Ex-designer da Apple projeta nova estação espacial de luxo
Tela, design, chip: o que esperar do novo iPhone barato da Apple
A “maçã” não trabalhou apenas com a BYD e durante o período em que investiu cerca de US$ 1 bilhão anualmente no “Apple Car”. Assim, também chegou a explorar soluções de bateria desenvolvidas por outras empresas. Bem como tecnologias desenvolvidas para outros componentes de veículos elétricos.
Dessa forma, Mercedes-Benz, Volkswagen e até mesmo a Tesla foram consultadas pela Apple, que tentava lançar um carro elétrico com sistema de direção autônoma. Segundo vazamentos, o veículo não teria preço muito popular e seria posteriormente vendido por aproximadamente US$ 120 mil nos Estados Unidos.