A Apple anunciou ontem que chegou aos 25 bilhões de downloads na sua App Store. Se você entrar na página da Apple do Brasil, verá esta imagem enorme, agradecendo você (sim, até você que não usa iCoisas. Que generosos!) por chegar a marca tão expressiva. O interessante é que a imagem, que parece um mero agrupamento aleatório de ícones, é diferente da versão que está na página dos EUA. Tente ver a diferença:
Sim, está em inglês. Mas além dessa diferença inesperada, há um monte de ícones de apps que não estão à venda por aqui, interessante a atenção ao detalhe. Há na imagem da loja dos EUA o Hulu e HBO GO, por exemplo, que permitem a você ver um monte de séries de TV em alta qualidade, o Pandora, a melhor rádio-semi-customizável da Terra e algumas coisinhas que infelizmente não estão disponíveis para nós. Mas a principal diferença é a ausência de joguinhos na imagem brasileira. Ausência que é um pé-no-saco pra todo mundo que tem iPhones, iPods ou iPads aqui e que precisam ter uma conta em um iTunes gringo, mas que mostra principalmente como que a Apple e os desenvolvedores poderiam faturar mais se resolvesse a pendenga com o Ministério da Justiça sobre a classificação dos jogos. Porque junto do “Obrigado”, a Apple liberou uma lista dos top25 apps pagos de todos os tempos em cada uma das lojas. E destes, nos EUA, 18 são jogos.
Mas fora a questão dos joguinhos, acho que a lista seria muito, muito parecida em qualquer plataforma — até porque entre os principais há poucos exclusivos de peso, como o Instagram, Nike+ e TomTom. Aliás, destaque para este último. Incrível um app de 50 dólares estar entre os mais vendidos. Que falta faz o Google Navigator! [Apple]