A Apple finalmente ouviu sua base de usuários e adicionou recursos profissionais à linha MacBook Pro, leitor de cartão SD, porta HDMI e carregamento MagSafe, são algumas das mudanças

Um recurso que ninguém pediu, no entanto, foi o entalhe — o corte da câmera que se projeta na tela. Se esse design te incomoda, você ficará feliz em saber que pode escondê-lo.

Porque a Apple adicionou um entalhe ao MacBook Pro?

A Apple tem um propósito expresso para esse recorte, com seus MacBook Pros 2021, a empresa empurrou a tela mais para os cantos. Mas para fazer isso mantendo a configuração de câmera, a Apple decidiu envolver a tela em torno das câmeras com um entalhe semelhante ao do iPhone.

Embora isso tenha levado alguns usuários a acreditar que o MacBook Pros tem um Face ID (não tem), ele recupera um pouco do espaço da tela. Coloque um novo MacBook Pro ao lado de um modelo anterior e você entenderá a diferença.

Apesar da Apple ter diminuído os engastes no passado, o superior sempre foi notável. Ele é minúsculo e sem a necessidade da webcam para cortar a tela. No entanto, muitas vezes esses dispositivos precisam sacrificar a qualidade da imagem, já que o espaço que a câmera pode ocupar é muito limitado.

Existem outras soluções, como câmeras pop-up escondidas no teclado, mas esses ângulos não são ideais para chamadas de vídeo.

A Apple também tem uma abordagem oficial para contornar o entalhe. Durante o uso normal, o corte é óbvio, mas quando você usa um aplicativo no modo de tela inteira, a barra de menu desaparece. Em seu lugar entra  uma barra preta que também oculta o entalhe.

Isso funciona quando você está no modo de tela inteira, mas quando você não está?

Oculte o entalhe do MacBook Pro com um aplicativo de terceiros.

É aí que entram os desenvolvedores terceirizados. Eles criam aplicativos e utilitários para consertar problemas do Mac que a Apple não quer resolver sozinha.

Veja MakeTheWeb, por exemplo, que criou um aplicativo chamado TopNotch.app. O aplicativo gratuito simplesmente torna sua barra de menu preta. Todas as opções da barra de menu ainda estão lá, essa simples mudança é o necessário para que o entalhe se misture ao fundo e “desapareça” e você ainda tem todos os benefícios do espaço extra da tela, apenas sem a forma incômoda do recorte da câmera.

Assine a newsletter do Gizmodo

Você pode ver como isso funciona em ação no site TopNotch.app usando a alternância na tela para simular a ativação e desativação do TopNotch. Sem o TopNotch, você vê o grande recorte do MacBook Pro. No entanto, ligue o aplicativo e ele desaparecerá repentinamente atrás da barra de menu escura.

Este aplicativo não é a única opção para remover o entalhe. O desenvolvedor Tanmay fez uma opção semelhante chamada NotchCam por um valor mínimo de $ 0,99. A diferença aqui, no entanto, é que o aplicativo faz mais do que apenas ocultar o entalhe. Ele inclui um acesso rápido à câmera clicando no recorte.