Apple desenvolve IA no estilo ChatGPT para a Siri, diz rumor

Apple não está parada na corrida da inteligência artificial, e também deve usar tecnologia para refinar sua assistente virtual
Imagem: Pexels/Reprodução

A Siri pode ganhar um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial como o ChatGPT. Segundo reportou o jornal The New York Times, a Apple está testando conceitos de IA generativa para otimizar interações e respostas da assistente virtual.

Os funcionários teriam sido informados sobre o novo projeto e outras ferramentas em fevereiro, no encontro anual de IA da empresa. Além disso, os engenheiros da Apple estariam, supostamente, testando os conceitos de geração de linguagem.

A criação pretende responder aos novos chatbots, como o próprio ChatGPT e o novo Bing, da Microsoft, que utiliza o GPT-4 da OpenAI.

Um ponto negativo é que melhorias na Siri podem levar muito tempo. O ex-engenheiro da Apple John Burkey, que trabalhou na assistente, disse que a ferramenta de voz é construída em “código desajeitado ,que levou semanas para atualizar com recursos básicos”. Isso porque seu “design pesado” dificulta a adição de novos recursos, como novas palavras ao banco de dados.

Sendo assim, atualizações teoricamente simples já exigiriam a reconstrução de todo o banco de dados, o que poderia levar até seis semanas. Já recursos mais complexos, como novas ferramentas de pesquisa, podem demandar até um ano.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas