_Tecnologia

Apple já trabalha em próprios dispositivos dobráveis; saiba mais

A expectativa é que os primeiros iPhones e iPads dobráveis não cheguem ao mercado antes de 2026. Veja mais

Apple casa inteligente

Desde 2018, a Apple vem trabalhando em seus próprios dispositivos dobráveis. De lá para cá, muitas tecnologias de displays flexíveis e dobradiças foram testadas e descartadas. Mas, de acordo com novas informações, há hoje dois protótipos bastante promissores sendo aperfeiçoados pela marca.

De acordo com o portal The Information, a “maçã” está trabalhando em um smartphone dobrável, conhecido internamente como “iPhone Flip”, e um iPad, também com tela flexível de 8 polegadas. Caso sejam aprovados, o lançamento não deve acontecer antes de 2026.

As informações disponíveis até então indicam que a empresa está se concentrando bastante na diminuição da espessura do celular para o equivalente a metade dos iPhones atuais, para que quando ele esteja totalmente dobrado não faça muito volume no bolso dos usuários.

Pela descrição, ele lembra muito o Galaxy Z Flip, da concorrente Samsung, inclusive apresentando uma tela externa. Isso permitiria a interação com alguns aplicativos e widgets sem necessidade de abrir o aparelho, oferecendo maior agilidade em consultas rápidas.

Embora a ideia seja bastante interessante, a Apple ainda enfrenta alguns desafios que estão tirando o sono dos engenheiros. Um deles é encontrar espaço suficiente para acomodar uma bateria que entregue uma boa autonomia de energia para os usuários.

Outro grande desafio é a redução do vinco, aquela incômoda marca no centro da tela provocada pelo ato de dobrar dos aparelhos. Nos últimos anos a empresa já patenteou várias tecnologias de painéis, incluindo uma com a capacidade de se regenerar, mas não existe nenhuma garantia de que ela será utilizada nos dobráveis da companhia.

Samsung quer focar em intermediários dobráveis

Poucas fabricantes se aventuram no segmento dos dispositivos dobráveis, que é dominado pela Samsung. Após se consolidar na categoria de aparelhos premium, a sul-coreana está se preparando para implementar a tecnologia em dispositivos de menor custo, do segmento intermediário.

As informações disponíveis sobre a nova estratégia da sul-coreana indicam que a estreia dos “foldables” mais acessíveis pode acontecer já no segundo semestre deste ano. O anúncio oficial deve ocorrer juntamente com os lançamentos de Galaxy Z Flip 6, Galaxy Z Fold6 e o aguardado Galaxy Ring.

Sair da versão mobile