Novo emoji de máscara facial da Apple agora sorri

Em versão beta do iOS 14.2, a Apple atualizou o emoji de máscara facial que em vez de expressão triste, agora se mostra feliz.

Emoji de máscara facial do iOS 14.2 beta

Emoji de máscara facial do iOS 14.2 beta. Crédito: Emojipedia

Neste ponto da pandemia do coronavírus, todos nós sabemos que as máscaras — que as autoridades de saúde pública concordam ser uma de nossas armas mais poderosas contra o vírus — podem, infelizmente, ser controversas. Alguns adultos ao redor do mundo têm literalmente tido ataques infantis por ter de usá-la. Nos últimos dias, a Apple entrou silenciosamente no debate para aparentemente tentar acalmar a situação com uma solução curiosa: um emoji.

Conforme observado pela Emojipedia, a Apple atualizou o emoji de máscara facial, conhecido como “rosto com máscara médica”, com o lançamento do iOS 14.2 beta esta semana. Em vez de ser uma criatura amarela com olhos tristes que parecem doentes, a nova imagem conta com um rosto com máscara que parece estar…feliz. Na verdade, pode-se dizer que está exibindo um sorriso familiar.

Segundo análise do Emojipedia, o sorriso deste novo emoji vem de outro que a gente já conhece, o do “rosto sorridente”. A Apple simplesmente colocou uma máscara sobre ele.

Embora seja uma mudança sutil e ainda não definitiva — esta ainda é uma versão beta do iOS 14.2 — o novo emoji de máscara facial envia uma mensagem poderosa. Usar uma máscara não precisa ser uma tarefa árdua ou significar que você está doente ou significar infelicidade com o estado atual de nosso mundo. Pode ser algo totalmente diferente.

Usar uma máscara pode sugerir que você está fazendo sua parte para proteger seus entes queridos e pessoas com quem você convive durante esta pandemia global. Também pode mostrar que você ainda está aproveitando os pequenos momentos da vida enquanto pode. Porque, embora o mundo esteja aterrorizado por um vírus horrível, devemos seguir em diferente.

Não estou dizendo que as pessoas vão querer filosofar, como eu fiz, ao ver o novo emoji de máscara, mas é importante notar que as mudanças na percepção geralmente começam com pequenos passos.

De acordo com a Emojipedia, a máscara original da Apple com emoji apareceu há 12 anos. A Apple fez pequenas alterações no emoji ao longo dos anos para aumentar sua resolução. Não é a unica empresa que descreveu a máscara usando emoji como triste ou doente.

Google, Microsoft, Twitter e Facebook também adotam uma abordagem semelhante.

Como o emoji mudou apenas no iOS 14.2 beta, ele ainda permanecerá triste quando enviado para usuários que não tem a versão beta ou usuários de outras plataformas. Faça um favor ao mundo e não espere pela decisão final da Apple para sorrir quando você colocar sua máscara. Usar uma máscara realmente faz a diferença agora, e você deve se sentir bem com isso.

[Emojipedia]

Sair da versão mobile