A Apple acabou de comprar os direitos a todas as patentes de uma empresa chamada Liquidmetal Technologies. Eu assisti ao vídeo de demonstração da empresa e não faço a menor ideia do que a Apple pode estar querendo fazer com isso. Mas deve ser algo muito do mal (no bom sentido):
Basicamente, isso é um super metal com as melhores qualidades do plástico. É bem louco, também.
O acordo com a Apple foi divulgado em um registro da SEC em 5 de Agosto, dando à empresa de Cupertino uma "licença perpétua, mundial, totalmente paga e exclusiva" de toda a sua tecnologia.
Mas por que a Apple compraria os direitos a esta aparentemente miraculosa tecnologia de metal? Lendo sobre os seus usos e propriedades, fica claro que Jobs e companhia pensam que encontraram uma Pedra Filosofal. Segundo a Liquidmetal Technologies, a sua liga combina a resistência e natureza anticorrosiva de metais como titânio e aço inoxidável com a extrema flexibilidade e outros benefícios dos plásticos e compostos:
- 2,5x a força da liga de titânio mais utilizada, com menos peso
- 1,5x vezes a resistência do aço inoxidável, com menos peso
- 2 a 3 vezes mais resistente à deformação permanente do que metais convencionais
- Não corrosivo
- À prova de manchas e oxidação
- Permite paredes mais finas em estruturas como a de um celular, com maior força
- Permite a superfícies maiores manterem uma pequena espessura sem risco de deformação
- Resistente a arranhões
- Alta condutividade térmica e elétrica
Eles alegam que estas qualidades vêm do uso de uma estrutura atômica amorfa – que nenhum metal estrutural tem – e uma composição química que pode ser ajustada dependendo dos objetivos do fabricante. Estes materiais já estão sendo usados em outras indústrias, como defesa, médica, esportiva e espacial. [Liquidmetal e SEC Filing via Baltimore Sun via 9-to-5]