O nascimento do iOS 11 significa também a “morte” do iPad 4 e dos iPhones 5 e 5C. A Apple anunciou que a atualização do sistema operacional não chegará a esses modelos quando for lançada ainda neste ano. Isso significa que o tablet e os telefones lançados em 2012 não receberão mais atualizações de software ou de segurança.
• Seis coisas que a Apple está tentando matar neste ano
• A melhor função não anunciada do iOS 11 é a captura de tela em vídeo
Os smartphones a partir do iPhone 5S terão o novo sistema operacional, mas, desta vez, o abandono dos modelos citados acima não tem a ver com memória RAM ou performance, mas, sim, com a compatibilidade de processadores. iPad 4, iPhone 5 e iPhone 5C foram os últimos a usarem processadores 32-bit (A6X no tablet e A6 nos telefones). O lançamento do iPhone 5S e do iPad Air em 2013 marcou a chegada de processadores 64-bit, e todos os produtos (iPods, iPhones e iPads) da companhia desde então têm essa configuração.
A nova versão da App Store não exibirá aplicativos que atualmente rodam apenas em 32-bit, e aqueles que você já baixou anteriormente não estarão diponíveis na aba Comprado. O especialista em telecomunicações Ernest Doku, do uSwitch.com, no entanto, afirma, em entrevista à BBC, que “maioria dos aplicativos dos últimos quatro anos, mais ou menos, deverá ser compatível, a menos que não tenham sido atualizados desde 2015”. Ele lembra também que, embora a Apple venha avisando há um bom tempo sobre o abandono do suporte para esses aparelhos, muitos usuários ainda serão pegos desprevenidos.
O processador 64-bit administra muito mais dados simultaneamente do que um 32-bit – quatro bilhões de vezes mais dados, mais especificamente –, tornando a experiência de usuário muito mais rápida.
Confira abaixo os aparelhos que receberão o iOS 11 no último trimestre de 2017:
• iPhone 5S, 6, 6 Plus, 6S, SE, 7 e 7 Plus
• iPad Air e Air 2; iPad Mini 2, 3 e 4; iPad 5; e todos os iPad Pros
• iPod Touch 6
[BBC, Ars Technica]
Imagem do topo: AP