Quem diria: a Apple ganhou dinheiro pra caramba nos últimos três meses. Interessante é que as vendas de iPhone cresceram absurdos 626% contra o mesmo trimestre do ano passado, mas as vendas de iPod caíram. Sobe o iPhone, morre o iPod.

Vamos colocar os números por trás das porcentagens: foram 10,2 milhões de iPods vendidos, versus 5,2 milhões de iPhones. As vendas de Macs subiu um pouco, em 4% (2,6 milhões no total) — indicando que a economia não foi a única culpada pelas vendas menores de iPods. Além disso, os números são de antes do lançamento do iPhone 3GS: então talvez eles indiquem certa mudança de ventos — mesmo considerando que estamos comparando as vendas do iPhone 3G neste último trimestre com o iPhone original, no ano passado. O blog TechCrunch também lembra que o número de iPhones vendidos foi o dobro do número de Macs: esta pode ser uma mudança de paradigma na Apple.

A queda de vendas dos iPods foi limitada aos aparelhos "tradicionais", ou seja, o Classic, o Nano e o Shuffle. A Apple disse que esperava isso, pois "este é um dos motivos pelos quais desenvolvemos o iPhone e o iPod Touch. Nós esperamos que os players de MP3 tradicionais decaiam com o tempo, à medida que nós nos canibalizamos [concorremos com nós mesmos]" com o iPhone e o Touch. Tradução: a Apple basicamente disse que os iPods tradicionais são dinossauros ambulantes. Falando nisso, as vendas do Touch cresceram 130%, o que torna a queda dos outros modelos mais grave ainda, dado que a queda de 7% na venda de iPods leva em conta o Touch. Além disso, a Apple espera que a tendência continue no próximo trimestre: mais iPod Touch, menos iPod normal.

Outros destaques do conference call:

50% dos iPods tradicionais são vendidos para quem nunca teve um iPod antes. Nos EUA, esses iPods dominam 70% do mercado de players MP3.

A Apple não consegue fabricar iPhones 3GS o suficiente para cobrir a demanda, já que venderam um milhão nos primeiros três dias.

Eles não revelam qual a porcentagem das vendas do iPhone 3G versus o novo 3GS.

Falando sobre os MacBooks mais baratos, Tim Cook reitera pela milionésima vez que eles não colocam a marca Apple em um produto que não tem a "lendária facilidade de uso" da empresa, ou que não sejam totalmente superfoda.

O Steve Jobs não deu as caras.

[Apple, imagem via Macblogz]

Apple Reports Third Quarter Results

Best Non-Holiday Quarter Revenue and Earnings in Apple History

CUPERTINO, Calif., July 21 /PRNewswire-FirstCall/ — Apple® today announced financial results for its fiscal 2009 third quarter ended June 27, 2009. The Company posted revenue of $8.34 billion and a net quarterly profit of $1.23 billion, or $1.35 per diluted share. These results compare to revenue of $7.46 billion and net quarterly profit of $1.07 billion, or $1.19 per diluted share, in the year-ago quarter. Gross margin was 36.3 percent, up from 34.8 percent in the year-ago quarter. International sales accounted for 44 percent of the quarter’s revenue.

In accordance with the subscription accounting treatment required by GAAP, the Company recognizes revenue and cost of goods sold for iPhone(TM) and Apple TV® over their estimated economic lives. Adjusting GAAP sales and product costs to eliminate the impact of subscription accounting, the corresponding non-GAAP measures* for the quarter are $9.74 billion of "Adjusted Sales" and $1.94 billion of "Adjusted Net Income."

Apple sold 2.6 million Macintosh® computers during the quarter, representing a four percent unit increase over the year-ago quarter. The Company sold 10.2 million iPods during the quarter, representing a seven percent unit decline from the year-ago quarter. Quarterly iPhones sold were 5.2 million, representing 626 percent unit growth over the year-ago quarter.

"We’re making our most innovative products ever and our customers are responding," said Steve Jobs, Apple’s CEO. "We’re thrilled to have sold over 5.2 million iPhones during the quarter and users have downloaded more than 1.5 billion applications from our App Store in its first year."

"We’re extremely pleased to report record non-holiday quarter revenue and earnings and quarterly cash flow from operations of $2.3 billion," said Peter Oppenheimer, Apple’s CFO. "Looking ahead to the fourth fiscal quarter of 2009, we expect revenue in the range of about $8.7 billion to $8.9 billion and we expect diluted earnings per share in the range of about $1.18 to $1.23."

Apple will provide live streaming of its Q3 2009 financial results conference call utilizing QuickTime®, Apple’s standards-based technology for live and on-demand audio and video streaming. The live webcast will begin at 2:00 p.m. PDT on July 21, 2009 at http://www.apple.com/quicktime/qtv/earningsq309/ and will also be available for replay for approximately two weeks thereafter.