Apple e Google ultrapassam Coca-Cola em ranking das marcas mais valiosas do mundo

No que pode ser visto como um momento decisivo para a tecnologia, a Apple e o Google ultrapassaram a Coca-Cola e se tornaram as marcas mais valiosas do planeta. Desde 2000, um relatório publicado pela Interbrand lista as maiores marcas globais a cada ano. A Coca-Cola ocupava o primeiro lugar desde o início; mas este […]

No que pode ser visto como um momento decisivo para a tecnologia, a Apple e o Google ultrapassaram a Coca-Cola e se tornaram as marcas mais valiosas do planeta.

Desde 2000, um relatório publicado pela Interbrand lista as maiores marcas globais a cada ano. A Coca-Cola ocupava o primeiro lugar desde o início; mas este ano, foi a vez de Cook e cia.

E no geral, os gigantes da tecnologia dominam o ranking: IBM e Microsoft estão em quarto e quinto lugar, respectivamente; a Samsung está em oitavo; logo após, temos a Intel. (Ano passado, todas elas já estavam no top 10.) Por sua vez, o Facebook deu o maior salto no ranking deste ano, subindo da posição 69 para 52.

O relatório usa uma combinação de desempenho financeiro, fidelização de clientes, bem como o papel que cada marca desempenha em uma decisão de compra, para calcular o valor da marca. De acordo com esses cálculos, a marca Apple vale US$ 98,3 bilhões; o Google vale US$ 93,3 bilhões; e a Coca-Cola, US$ 79,2 bilhões.

Tudo isso mostra como a tecnologia se impregnou em nossa cultura. Sim, ela faz parte intrínseca da vida de muitas pessoas – muito além de nós, viciados em gadgets. Ela está por toda parte, mas não só: a tecnologia se infiltra nas mentes também em um nível consumista, pesando (mais do que nunca) na hora de adquirir um gadget novo.

Confira o ranking completo aqui: [Interbrand via New York Times]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas