Em meio a um extremo aparato de segurança, ontem a Apple filmou um comercial no Jax at the Tracks, uma lanchonete estilo anos 40 na cidade de Truckee, Califórnia. Uma filmagem externa é um interessante afastamento dos comerciais de TV que a Apple tem feito, sempre em estúdio.

Falando ao Sierra Sun, o dono do lugar, Bud Hally, disse que a Apple queria "um lugar maneiro para a galera de 20 e poucos anos".

Alguns acham que isso significa um novo comercial para o iPod, mas o fato é que ninguém tem uma vírgula de certeza sobre o produto em questão. Certamente, a segurança não seria tão enorme em se tratando de uma simples variação de um modelo existente, mas, com a Apple, a gente nunca sabe.

Qualquer que seja este misterioso produto, uma coisa é certa: se for verdade, esta é uma grande mudança no raciocínio de publicidade da Apple. Em vez de filmar em um ambiente de estúdio 100% controlado, que resulta em peças modernas nas quais o objeto de desejo fica em primeiro plano contra um fundo branco, a Apple escolheu gravar externamente. Exceto pelos comerciais Mac vs PC (que não são propagandas de produtos, mas sim um esforço de branding), este certamente não é o modus operandi da empresa desde que o Steve Jobs voltou ao comando em 1996. Foi naquela época que ele contratou os seus amigos da TBWAChiatDay para serem os publicitários da Apple, resultando nos comerciais altamente estilizados que todos conhecemos hoje.

Nós descobriremos em breve. Setembro está aí, junto com o potencial anúncio do tablet da Apple, e eu fico mais e mais curioso a cada dia que passa. [Sierra Sun via 9to5 — Foto: Chow]