Não tem muito tempo que surgiu o rumor de que a Apple não estaria satisfeita com as vendas do iPhone 12 mini — um acerto para quem estava com saudades de iPhones pequenos, mas algo oposto à aposta da companhia de investir em dispositivos cada vez maiores. E a insatisfação da empresa seria tanta que o aparelho pode estar com os dias contatados.

Segundo uma reportagem do jornal asiático Nikkei, a produção do iPhone 12 mini será cortada em 70% ou mais a partir da segunda metade de 2021. Algumas linhas de fabricação já teriam sido informadas para interromper temporariamente componentes específicos do celular. Em seu lugar, as fábricas foram orientadas a realocar a produção para peças dos iPhones Pro e Pro Max.

Se for verdade, isso representaria um corte de cerca de 20% na produção de todos os modelos de iPhone 12. O jornal indica que esse movimento era esperado agora no primeiro semestre de 2021, principalmente por conta da desaceleração no mercado de smartphones no ano passado por conta da pandemia de covid-19. Das 96 milhões de unidades previstas anteriormente entre janeiro e junho deste ano, agora a Apple estaria trabalhando com um total de 75 milhões.

Apesar da redução, a Apple espera produzir 230 milhões de iPhones em todo o ano de 2021. A companhia teria estocado uma grande quantidade de componentes antes da falta de chips e peças de montagem que tem atingido outras empresas.

E claro, vamos recordar que o fato de as vendas de um aparelho não terem se saído muito bem em comparação com outros modelos — apenas 5% dos iPhones vendidos até a primeira metade de janeiro deste ano foram do iPhone 12 mini –, não quer dizer que a Apple tenha desistido por completo de uma versão mini do iPhone. Pode ser que, no segundo semestre, a companhia apresente um sucessor do dispositivo, mantendo, assim, o mesmo número de opções que a Apple trouxe em 2020.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Nikkei também afirma brevemente que a Apple teria adiado para o segundo semestre a produção em massa de dois novos modelos de MacBooks. Ambos viriam com processador Apple Silicon, nos tamanhos de 14 e 16 polegadas. Contudo, atraso pode jogar o lançamento dos aparelhos para 2022.

[Nikkei, The Verge]