Assim como a gente falou outro dia, a Apple vai colocar o iWork ’09 online, com esquema de arquivamento e edição em grupo, tudo na rede. É mais ou menos um MobileMe, mas para seus documentos. E não é só isso.

A suite de programas terá novidades bem poderosas – algumas meio fofas e inúteis, mas muitas delas serão suculentas e deliciosas. Veja a lista aí embaixo, que será atualizada conforme a gente descolar mais informação. Mas primeiro, a nuvem.

A pegada é parecida com o SharePoint da Microsoft e com o Google Docs, mas o gerenciamento dos documentos online é completamente diferente. Em vez de editar e organizar os arquivos apenas por uma interface web, a Apple integrou o online com a interface já conhecida dos programas, aparentemente de um jeito bem inteligente. 

NOVIDADES


Keynote


MotionMove: Esse efeito do Keynote faz a transição dos slides igual a metamorfose de jovens em vampiros naqueles filmes vagabundos de TV. Mais ou menos que bem aquele vídeo Black & White, do Michael Jackson.

Interstitial slideshows: Interrompe sua apresentação para mostrar outra apresentação (não parece muito útil. Mais informações em breve)

Transição de texto:
Novidades fortes aqui! Você pode fazer os slides escorregarem, transformar em redemoinho e tudo mais. Sabe aqueles efeitos que fazem você odiar o PowerPoint? Então, eles estão no Keynotes também.

Keynote iPhone Remoto:
Esse app de US$0.99 permite que você toque sua apresentação por wi-fi, diretamente do seu iPhone. É básico, mas também permite que você leia suas anotações sobre cada slide.

Armazenamento integrado online de arquivos: Edição em grupo simultânea, com controle de revisão, a la Google Docs.

Pages

Fullscreen:
O Pages deveria ter suporte para tela inteira. E agora tem! Hooray!

MathType:
Você é cientista, matemático ou estudante? Não? Então isso não interessa para você. A suíte inteira agora tem novas funções e total capacidade para escrever fórmulas, equações e outras coisas matemáticas nos seus arquivos.

Numbers

Sem graça. MathType é a maior adição no programa, mas agora também dá pra arrastar e soltar fórmulas, novos tipos de gráficos e eixos múltiplos, tudo com links dinâmicos. E muitos templates novos.

O iWork 2009 está disponível na Apple Store (nos EUA) por 79 dólares. O ‘pacote família’ dá 5 licenças e custa 99 dólares, e são 49 dólares se você comprar junto com um Mac.

Release, em inglês, aqui.