Confirmando as informações do colunista da Bloomberg, Mark Gurman, a Apple desistiu mesmo de realizar um evento de lançamento para a nova linha de iPads e optou por um anúncio menos badalado dos produtos: um modesto comunicado à imprensa.
O modelo de entrada do iPad foi a grande estrela dos anúncios, já que recebeu algumas alterações importantes em relação às versões anteriores. A primeira delas é a ausência da entrada Lightning, que nesta versão foi substituída por uma entrada tipo USB-C. O dispositivo é mais um produto da Apple a adotar o novo padrão de carregamento, tendência que deve ser repetida em todos os outros aparelhos da empresa nos próximos anos.
Além disso, o modelo de entrada do iPad teve mais uma mudança importante: a ausência do botão home. No novo tablet, a tela se estende até as bordas do aparelho, que continua com um design “básico”, mas ganhou um visual mais moderno.
Assim como apontavam os rumores, o iPad básico conta com uma tela de LCD de 10,9 polegadas, chip A14 Bionic, presente também no iPhone 12, e câmera ultrawide de 12 MP. Sem botão home, o Touch ID agora está posicionado no botão lateral do aparelho. O tablet tem preços sugeridos a partir de US$ 449.
A Apple apresentou também dois novos modelos de iPad Pro, sendo um de 11 polegadas e 12,9 polegadas. Os tablets não possuem grandes diferenças em relação aos anteriores, mas ambos apresentam o sucessor do chip M1, o M2 com CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos, o mesmo presente nos MacBook Pro e MacBook Air de 13 polegadas.
Os tablets contam com suporte à caneta Apple Pencil, possuem entrada tipo USB-C, estão disponíveis nas cores cinza espacial e prata e podem ser encontrados em versões com até 2 TB de armazenamento interno. A versão de 11 polegadas tem valores sugeridos que começam em US$ 799, enquanto a de 12,9 polegadas tem preços que iniciam em US$ 1.099.