O desktop do seu Mac OS X pode tornar-se exatamente tão bagunçado quanto a sua mesa de trabalho de verdade se a Apple finalmente desenvolver esta patente recentemente registrada que descreve um desktop 3D que obedece às leis da Física.

Eu tenho dificuldade de acreditar que isto algum dia virará realidade, já que interfaces tridimensionais introduzem mais complexidade do que benefício ao usuário. No entanto, esta – chamada Desktop Multidimensional – possui um potencial irado e completamente inútil graças à sua mania de obedecer às leis da Física.

Isto significa que, se você criar um ícone, ele pode cair. Apesar disto parecer ser inútil, existem outras coisas potencialmente úteis que a Apple está introduzindo neste desktop multidimensional. Uma delas é o fato de que cada superfície na caixa 3D dará aos ícones atributos diferentes: se você colocar um ícone em um plano, ele exibirá algumas informações:

 

Por exemplo, na superfície de baixo, ícones e outras representações de objetos do sistema podem ser exibidos de acordo com uma escala maior; na superfície lateral, ícones e outras representações de objetos do sistema podem ser exibidos de acordo com uma escala menor; na superfície traseira, ícones e outras representações de objetos do sistema podem ser exibidos em um formato de lista.

 

Apesar disto provavelmente nunca virar realidade – ou talvez vire sim, dado que a Apple precisa apresentar algo verdadeiramente novo nos futuros lançamentos do Mac OS X e todos os serviços do sistema operacional e a infra-estrutura parecem estar bastante sólidos agora – é interessante ver a Apple tentar evoluir a clássica interface do usuário bidimensional para algo novo e potencialmente útil. [MacRumors]