A incursão da Netflix no mundo dos games com a novíssima área para jogos em celulares e tablets enfrenta a primeira dificuldade.

Por enquanto a versão está disponível apenas para Android. A empresa já avisou que em breve a ferramenta será disponibilizada para iOS com os cinco games baseados em atrações da plataforma.

Entretanto, apesar de Apple dizer que está trabalhando em uma versão para iOS, o colunista Mark Gurman, da Bloomberg, disse que as políticas da App Store podem interferir e atrapalhar a Netflix em disponibilizar jogos por meio da sua plataforma.

Ainda segundo Gurman, o serviço de streaming planeja lançar os títulos individualmente na App Store para tentar driblar as regras da loja da Apple.

Mas como a Apple pode interferir?

Como já se sabe, a Apple impede que aplicativos de terceiros funcionem como distribuidores de jogos —o que, inclusive, já foi motivo de briga entre a Maça e outras empresas como o xCloud da Microsoft e o GeForce Now da NVIDIA.

Assim, a Apple pode impedir que a Netflix disponibilize a aba de jogos na versão do aplicativo para tablets e iPhones e consequentemente, isso pode atrapalhar o conceito “all-in-one” pensado pela plataforma.

Uma das alternativas para contornar o problema são os serviços de jogos oferecerem seus títulos através de um web aplicativo, da mesma forma que foi feito pelo Facebook, Microsoft e Google, por exemplo.

Assine a newsletter do Gizmodo

A solução pode funcionar, mas não é uma abordagem que colocará a Netflix Games “na melhor posição para ter sucesso” com o seu novo recurso.

O serviço da Netflix não é atualmente baseado em nuvem no Android ou no iOS, mas isso deverá mudar no Android. Já no iOS, isso dependerá de uma improvável mudança nas regras da ‌App Store‌.