Apple processa empresa suíça centenária que usa maçã como logotipo

Empresa americana quer ter direito exclusivo à utilização do logo da maçã na Suíça
6 ou 13 de setembro: Apple pode quebrar tradição para lançar iPhone 14
Imagem: Pexels/Reprodução

A Apple entrou em uma batalha judicial contra a Fruit Union Suisse, uma cooperativa produtora de frutas fundada há 111 anos. A gigante de Cupertino quer ter direito exclusivo à utilização do logo da maçã. 

No entanto, o que vem gerando polêmica é que o logo da empresa suíça nem se parece com o da americana. O design da marca consiste em uma maçã vermelha — sem nenhuma mordida — com uma pequena cruz no canto superior direito, uma clara referência à bandeira da Suíça. 

O diretor da Fruit Union Suisse, Jimmy Mariéthoz, concedeu uma entrevista ao Wired e criticou a postura da gigante da tecnologia. Além de não encontrar semelhanças entre as duas marcas, o executivo afirma que a empresa americana está tentando tomar o controle do uso de frutas reais.

Outra coisa que preocupa os responsáveis pela cooperativa é que a Apple já venceu processos semelhantes em países como Turquia, Armênia, Japão e Israel. Boa parte das ações foram movidas contra empresas que não têm capacidade de enfrentar a companhia americana nos tribunais.

Caso Prepear

Além da empresa Suíça, em 2020 a Apple processou a Prepear, uma startup famosa por desenvolver um aplicativo de receitas. Assim como no caso da Fruit Union Suisse, a ação era com relação à logomarca, que também era uma fruta: uma pera.

Na ocasião, o fundador da empresa, Russell Monson, afirmou que não tinha estrutura suficiente para estar em uma batalha judicial contra  a Apple. A Prepear teve um prejuízo de alguns milhões e precisou demitir alguns funcionários para arcar com os custos da batalha judicial.

No entanto, em uma reviravolta inesperada, em 2021 a implacável Apple cedeu a um acordo e autorizou a startup a utilizar o logo, desde que fosse realizada uma pequena mudança no design.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas